5G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo

De acordo com a 3° Pesquisa Tempest de Cibersegurança, 57% das empresas apontam que o 5G será a principal fronteira de mudança tecnológica nos próximos três anos enquanto 52% acreditam que a transição ocorrerá devido à Inteligência Artificial/Machine Learning. Isso significa que essas tecnologias representarão um marco tanto do ponto de vista de negócios quanto de investimentos em cibersegurança.

Para Lincoln Mattos, CEO da Tempest, é fundamental que executivos e responsáveis pela segurança da informação saibam dos riscos envolvidos na adoção de tais recursos. “Estamos avançando rapidamente para um cenário de alta complexidade e hiper conectividade, no qual o fluxo de dados de alto valor é cada vez mais intenso. Ao mesmo tempo em que são responsáveis por inovações significativas para os negócios, essas novas tecnologias trazem certas vulnerabilidades que demandam análises e investimentos”, afirma o executivo.

No momento, apenas 11% dos entrevistados adotam o 5G em seus processos digitais. O uso de Big Data e Analytics (31%), Distributed Cloud (22%), Assistentes Virtuais (21%), Inteligência Artificial e Machine Learning (19%) aparece em percentuais mais altos de adoção. Tecnologias como blockchain e digital twins ainda estão distantes da realidade de boa parte das organizações atualmente, com 7% e 4%, respectivamente.

A pesquisa também investigou a percepção dos riscos envolvendo estas tecnologias. De acordo com a opinião dos gestores, nenhuma das tecnologias pesquisadas aparecem em algum grau excessivamente alto de exposição a cyber riscos, com todas elas girando em patamares abaixo dos 24%.

Fonte: tiinside.com.br/17/08/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Copyright © 2020 Brasília Mais TI