Solução tecnológica inédita mensura sustentabilidade ambiental no campo

A nova tecnologia de verificação TrustScore de sustentabilidade para propriedades rurais foi apresentada nesta terça-feira (21), pela Rede ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) a representantes da ONU/PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, União Europeia, e diversas outras organizações ambientais. A solução foi desenvolvida pela Ceptis Agro para mensurar – com critérios sociais, econômicos e ambientais – os níveis de sustentabilidade no campo de forma contínua.

Desenvolvido desde 2019 no âmbito da Rede ILPF, o TrustScore foi implementado com sucesso na fazenda Santa Brígida (GO). Com a atual escalada do desmatamento – que colocou o Brasil numa grave crise ambiental internacional -, a solução surge como um dos recursos para medir e estimular o desenvolvimento sustentável no campo. “Trata-se de uma tecnologia disruptiva. É a primeira vez que a sustentabilidade é mensurada em larga escala no campo brasileiro, de maneira ampla e objetiva”, afirma José Pugas, um dos desenvolvedores do sistema e sócio da Ceptis Agro.

Pugas destaca a importância da iniciativa no contexto em que, segundo estudo publicado na revista Science em 16/07/20, até 22% da soja e pelo menos 17% da carne bovina produzidas na Amazônia e no Cerrado – e exportadas para a União Europeia – podem ter rastros de desmatamento ilegal. “O agronegócio em todo o Brasil pode ter prejuízos. Então, separar o joio do trigo é importante. Isto é, o monitoramento da sustentabilidade de cada propriedade passa a ser fundamental”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Copyright © 2020 Brasília Mais TI