A IBM anunciou, nesta quinta-feira (6), o desenvolvimento do 1º chip de 2 nanômetros (nm) do mundo. De acordo com a empresa, o semicondutor é projetado para alcançar um desempenho 45% maior ou um uso de energia 75% menor em relação aos chips de 7 nm, os mais avançados do mercado.
A companhia diz que o novo equipamento apresenta vários benefícios, incluindo a redução da pegada de carbono dos data centers, já que eles representam 1% do uso de toda a energia global.
Além disso, o semicondutor pode acelerar as funções de laptops, oferecendo um processamento mais rápido em aplicações, auxílio mais fácil na tradução de idiomas e mais velocidade no acesso à internet.
O chip de 2 nn também pode quadruplicar a vida da bateria de celulares, exigindo apenas que os usuários carreguem seus dispositivos a cada quatro dias, e contribui com uma detecção mais rápida de objetos em e tempo de reação em veículos autônomos.
“A inovação refletida neste novo chip é essencial para a criação de novas e mais potentes plataformas de tecnologia que podem ajudar nossa sociedade a enfrentar grandes desafios, desde mudanças climáticas e sustentabilidade à escassez de alimento,” afirmou Dario Gil, SVP e Diretor de IBM Research.
Tecnologia muito pequena
O novo chip da IBM tem 50 bilhões de transistores em uma peça do tamanho de uma unha. A marca explicou que a construção é resultado da tecnologia nanosheet, que possibilitou o desenvolvimento da nova peça menos de 4 anos após o anúncio do chip de 5 nm.
O número maior de transistores em um chip significa que os designers de processadores têm mais opções para infundir inovações de core-level, o que pode melhorar as capacidades para cargas de trabalho em ferramentas de Inteligência Artificial e computação em nuvem.
O chip foi desenvolvido no laboratório da IBM em Albany, Nova Iorque, nos Estados Unidos. No local, os cientistas atuam em colaboração com parceiros do setor público e privado, incluindo a Samsung e a Intel.
No quesito inovação, a IBM havia anunciado em março a venda de seu 1º computador quântico para uma clínica de saúde. Essa foi a 1ª instalação de um PC desse tipo fora dos laboratórios da gigante.
Fonte: tecmundo