Serão destinados cerca de R$ 150 milhões para realização dos projetos; as inscrições ficam abertas até 3 de março.
O Banco do Brasil abriu (16.jan.2023) as inscrições para o edital de patrocínio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante a cerimônia de posse de Tarciana Medeiros, nova presidente do BB.
As inscrições ficam abertas até 3 de março e são gratuitas. Podem ser realizadas pelo site. Os resultados devem ser divulgados em junho.
Pessoas jurídicas (CNPJ) e pessoas físicas (CPF) podem apresentar propostas de projetos em artes cênicas, cinema, exposição, ideias, música e programas educativos.
O Banco do Brasil destinará aproximadamente R$ 150 milhões para realização dos projetos. O valor será dividido em até R$ 50 milhões a cada 12 meses de vigência do edital. A disponibilidade orçamentária para os patrocínios será definida pelo Banco em negociação com cada proponente selecionado, considerando as contrapartidas oferecidas.
Os selecionados irão compor as programações das 4 unidades do CCBB: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
“As premissas e os pilares conceituais do edital estão pautados, dentre outros temas, na necessidade de projetos que reafirmem nossas origens e ancestralidade, narrativas regionais e o pensamento decolonial”, disse o BB. “Além disso, são bem-vindos projetos que valorizem a inclusão e a acessibilidade e que ofereçam caminhos para compreender a construção contemporânea de identidades”.
No comunicado, a instituição financeira também destaca que, do montante destinado para os projetos culturais, o conglomerado Banco do Brasil poderá se valer, no todo ou em parte, dos benefícios fiscais da Lei Rouanet, contando com a parceria do Ministério da Cultura –que viabilizará o trâmite dos projetos na plataforma de gestão da lei. O banco poderá se valer também de legislações estaduais ou distritais e municipais de incentivo à cultura.
“Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar seu poder de transformação das pessoas. Por isso, criamos o Centro Cultural Banco do Brasil há mais de 30 anos. A cada espetáculo de teatro, a cada exposição, a cada visita mediada pelo nosso programa educativo, permitimos que a arte toque o indivíduo e impacte o coletivo. É a cultura que nos faz olhar para o passado e, ao mesmo tempo, pensar no futuro”, disse Tarciana Medeiros, presidente do BB.
Fonte: Banco do Brasil abre edital de patrocínio a projetos culturais (poder360.com.br)
Imagem: Na foto, a fachada do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília