Uma das maneiras de interação dos autistas não-verbais é por meio de cartões de comunicação visual, que os ajudam a se comunicarem sobre atividades básicas, como fazer xixi, beber água, ouvir música e até pedir para mexer no celular. Criados há quase 40 anos, os cartões têm imagens que se referem a ações. E, agora, eles ganharam uma atualização no Brasil, fruto de um projeto que usou inteligência artificial.
Os cartões, criados pela agência África Creative, fazem parte do projeto “Jornada do Autismo”, uma parceria entre a Vivo e a Associação de Amigos do Autista (AMA), instituição sem fins lucrativos de apoio aos autistas do Brasil. “Os cards antigos foram concebidos há 40 anos, permanecendo do mesmo jeito. Alguns especialistas descobriram que, através do hiperfoco, os autistas poderiam se interessar mais”, apontou Pedro Rosas, diretor de criação da África Creative.
Assim, dentro da Jornada do Autismo, é possível que as pessoas criem cartões usando temas que o autista gosta. Por exemplo, se ele gosta de Pokemon, o personagem é colocado como protagonista do cartão. Para chegar a isso, Pedro Galdi, diretor de criação da África Creative, explicou que foram combinadas IAs já existentes.
“Todo card é gerado seguindo alguns parâmetros visuais, que são bons para os autistas, ficando mais atrativos e fáceis de entender, porque são visualmente pensados para os autistas”, detalhou Galdi. “A IA está pré-calibrada para a pessoa escrever de um jeito simples o que ela quer e o sistema gera o card no formato certo, com as cores certas e design amigável”, completou.
Ao Convergência Digital, a AMA apontou que percebeu que a aceitação entre os familiares e atendidos foi ótima. Muitas das famílias já tentavam fazer algo parecido, colando imagens de coisas que os jovens gostam para ajudar a prender sua atenção; a ferramenta veio para coroar isso e tornar mais fácil a criação de cartões.
De acordo com a AMA, o uso dos cartões é essencial para a comunicação com pessoas autistas, pois proporciona uma forma estruturada e visual para expressar necessidades e desejos. Os cartões reduzem a frustração, estimulam a linguagem e podem servir como uma ponte para o desenvolvimento da comunicação verbal.
A atualização deles deixou a comunicação mais pessoal e feita sob medida para cada pessoa, apontou a associação, justificando que isso se dá ao unir os gostos e as preferências pessoais dos autistas às ações, tornando a interação mais rica e orgânica.
Além dos cartões, o “A jornada do Autismo” também criou um vídeo lúdico para proporcionar a pais de autistas “entrarem” no universo deles. “Fizemos uma série de entrevistas e colocamos na plataforma de IA Midjourney. Por exemplo, um dos jovens falou que gosta muito de árvores e futebol, nós alimentamos o Midjourney alimentando o sistema. Outro falou que gostava de fazenda e que as pessoas eram flores. A gente colocava o texto no Midjourney e ele gerava imagem. Juntamos todas as imagens para criar uma experiência imersiva”, explicou Galdi, da África Creative.
Acesse o site em https://ajornadadoautismo.com.br/