Está cada vez mais difícil para quem quer burlar as regras e usar um imóvel disponível no Airbnb para fazer festinhas particulares. Desta vez, a plataforma investiu em uma tecnologia para combater esse tipo de evento irregular nas casas dos anfitriões.
Após uma fase de testes, a nova tecnologia passa a analisar as reservas feitas no Brasil para reduzir o risco de festas não autorizadas. Durante o projeto-piloto global, o Airbnb já registrou uma redução nos relatos de eventos em acomodações cadastradas na plataforma.
Na prática, o sistema quer identificar possíveis reservas de alto risco e impedir que elas sejam realizadas. A tecnologia vai analisar fatores relacionados à conta do hóspede e à reserva que podem indicar um risco alto, incluindo a duração da viagem, a distância até a acomodação, se a reserva é em um final de semana ou dia da semana, entre outras características.
A política de proibição de festas está valendo desde o ano passado e, desde então, houve uma queda global de 55% nos relatos na plataforma sobre festas. Agora, a expectativa é aumentar ainda mais esse número.
As medidas relacionadas ao fim das festas buscam reduzir o risco de incidentes de segurança e danos às propriedades. Uma delas é o Canal de Apoio ao Vizinho, em que vizinhos podem relatar ao Airbnb preocupações sobre uma acomodação próxima. Outra é a Linha de Atendimento Urgente, disponível 24 horas, que permite que, durante uma estadia ativa, anfitriões e hóspedes entrem em contato diretamente com a equipe de segurança especializada do Airbnb para obter ajuda.
Fonte: Airbnb estreia tecnologia para combater festas no Brasil (melhoresdestinos.com.br)