Banco Central promete chamar mais que as 100 vagas do concurso 2024

O Banco Central fez uma live para tirar dúvidas sobre o concurso com 100 vagas, sendo 50 delas para a área de tecnologia da informação. As provas estão previstas para 19 de maio em todo o país. As inscrições se encerraram em 20 de fevereiro.

A LiveBC respondeu a perguntas de quem participou ao vivo do encontro no canal do banco no YouTube

E um dos destaques foi a indicação de que o BC tem toda a intenção de convocar mais do que as 100 vagas listadas dentro dos seis meses, prorrogáveis uma vez, de validade da seleção. “Dentro desse tempo, uma vez divulgado o resultado, depois de as 100 pessoas lotadas no BC, transformadas em servidoras, a gente pode solicitar ao órgão central de gestão de pessoas do Executivo a autorização para convocar mais gente”, explicou Bárbara Lis, Assessora Sênior no Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização. “E a gente pode dizer com segurança que temos essa pretensão. A ideia é fazer o melhor aproveitamento de um certame como esse”, completou.

A remuneração inicial oferecida é de R$ 20.924,80, além de auxílio-alimentação de R$658,00. É oferecido também o programa de saúde, chamado BC Saúde. 

São 50 vagas destinadas à Área 1 – Tecnologia da Informação – e 50 vagas para a Área 2 – Economia e Finanças. Cada uma delas possui reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%) e negros (20%) – esta última pela primeira vez. 

Outra novidade é sobre o formato do curso de formação. Desta vez, 25% da carga horária será feita de forma presencial e 75% a distância.

Provas

No dia da prova, o processo seletivo acontecerá em duas etapas. Pela manhã, serão aplicadas as provas objetivas, com duração de 3 horas e 30 minutos, que somam 120 questões com julgamento do tipo certo ou errado, sendo 50 perguntas sobre conhecimentos básicos (50 pontos) e 70 itens para conhecimentos específicos (70 pontos).

À tarde, serão aplicadas as provas discursivas, com duração de 4 horas: uma dissertação, a ser respondida em até 40 linhas, com valor de 30 pontos, acerca de atualidades; e uma questão dissertativa envolvendo situação-problema, a ser respondida em até 80 linhas, com valor de 50 pontos, acerca de conhecimentos específicos do cargo/área.

No edital, é possível conhecer detalhadamente a pontuação de cada etapa, bem como o conteúdo programático das provas.

Segundo o BC, cerca de 100 servidores se aposentaram no ano passado e outros 300 estão em condições de se aposentar e podem pedir a aposentadoria a qualquer momento. O concurso atualmente aberto é resultado de um pedido de 2022, e á existe um novo pedido feito em 2023. 

Todos os aprovados serão lotados em Brasília em trabalho presencial e, após o período de um ano, os servidores poderão solicitar teletrabalho, o que possibilita o acompanhamento do trabalho pelas suas entregas e produtividade, podendo ainda adotar regime de trabalho híbrido, ou até teletrabalho integral, a depender da natureza de suas atividades e do desempenho e do compromisso demonstrados.

O BC tem sede em Brasília e possui representações em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

 Informações sobre o concurso atual do Banco Central e sobre os certames anteriores podem ser acessadas neste link

* Com informações do BC

Fonte: Banco Central promete chamar mais que as 100 vagas do concurso 2024 – Convergência Digital – Carreira (convergenciadigital.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Editais
Mateus Sena

Empresa de TI abre 90 vagas

A Softtek, empresa latino-americana de TI, está com 90 vagas abertas no Brasil, incluindo posições afirmativas para profissionais PcD (Pessoa

Leia Mais

Copyright © 2020 Brasília Mais TI