O modelo elétrico promete maior autonomia e eficiência, melhorando a qualidade de vida do usuário
Mais autonomia e eficiência: essas são as promessas da cadeira de rodas motorizada desenvolvida pelo bolsista da CAPES, Willian Ricardo Bispo Murbak Nunes. O pesquisador, coorientado pelo professor Ruberlei Gaino, trabalhou no modelo durante o mestrado em Engenharia Elétrica, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Com motor trifásico, que transforma a energia elétrica em mecânica, o modelo é mais eficiente na manutenção da velocidade e da autonomia. “O sistema de controle garante estabilidade para diferentes pesos e obstáculos no chão, e também proporciona melhoria de autonomia, pois consome menos energia da bateria em relação às cadeiras com motores de corrente contínua”, explica Willian.
Além de inovar na motorização, o invento também o faz na tecnologia. Ruberlei Gaino, professor de Controle e Automação, Engenharia Biomédica e Robótica da UEL, explica que a cadeira permite ao usuário manobrá-la com as mãos. “A cadeira de rodas motorizada possui controle tipo joystick, semelhante aos periféricos utilizados em computador e videogames, e um acessório de sopro e sucção. O objetivo é promover uma locomoção com mais liberdade e menor esforço”, conta.
O projeto acaba de ser patenteado e será representado pelo Escritório de Propriedade Industrial da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), da UEL. O próximo passo será fazer parcerias público-privadas para fabricar e comercializar o produto em larga escala, tornando-o acessível à população em geral.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/Nathaphat)
Imagem 1: O modelo elétrico promete maior autonomia e eficiência (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2: Pesquisadores da UEL conseguem a patente da cadeira de rodas motorizada (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3: Willian Ricardo Bispo Murbak Nunes – CAPES/UEL (Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES
Fonte: gov.br