Auxiliar pessoas com deficiência visual a administrar as dosagens corretas de medicamentos, sozinhas, é o objetivo do conta-gotas sonoro lançado pela startup brasileira ‘Contra’. O produto, fabricado em impressora 3D, deve estar disponível no mercado a partir de 2021.
Denominado Ping, o dispositivo portátil é colocado em um copo na hora de dosar remédios, podendo ser usado com quase todos os dosadores disponíveis atualmente, segundo a empresa. A cada gota que passa por ele, o aparelho emite um aviso sonoro, ajudando o usuário na contagem, para evitar erros.
“Pode parecer algo simples ou trivial, mas é uma solução inovadora para um problema enfrentado por 6 milhões de pessoas no país e desconhecido pela maior parte da população”, afirma o sócio da startup Contra Diogo Carvalho.
O Ping vem sendo desenvolvido há quatro anos e, recentemente, recebeu investimento federal para os ajustes finais, antes de chegar aos primeiros usuários. A ideia da empresa é doar o lote inicial do dispositivo para o Instituto dos Cegos da Paraíba, que teve participação nas fases de pesquisa e testes do acessório.
Criado por estudantes
O projeto inicial do conta-gotas sonoro nasceu em 2015, como trabalho de conclusão de curso de dois estudantes de Engenharia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Depois de passar meses na busca pela patente, ele acabou sendo absorvido pela Contra.
A startup fez a ponte com o mercado, atuando nas etapas de design, tecnologia, usabilidade e modelagem financeira do negócio. Já a empresa holandesa de design industrial Spark foi a responsável por criar a versão final do primeiro protótipo do Ping.
Na sequência do processo, os desenvolvedores do acessório vão disponibilizar o conta-gotas inovador para possíveis investidores. Os planos são captar recursos para viabilizar a fabricação em massa e iniciar a comercialização do produto já em 2021 no mercado nacional, por um preço acessível.
Fonte: Ping