Cirurgia robótica: o futuro chegou

O mês de junho ficará para a história da Medicina. No dia 4 de junho de 2022, realizei a primeira cirurgia bariátrica robótica com a técnica Sleeve do mundo por meio de um robô britânico considerado o mais avançado mundialmente. Dois dias antes, junto com a mesma equipe altamente qualificada, marcamos o feito de realizar a primeira cirurgia robótica da Grande Florianópolis e a primeira bariátrica robótica do Estado na técnica Bypass.

Traço essa linha histórica porque há 26 anos meu pai, Dr Nicolau Kruel foi o primeiro médico a realizar a cirurgia bariátrica em Santa Catarina. A técnica popularmente conhecida como “barriga aberta”, foi substituída em poucos anos pela videolaparoscopia e hoje, o robô chega para melhorar ainda mais esse processo cirúrgico.

A cirurgia robótica não contempla somente a bariátrica nas técnicas Sleeve e Bypass. Temos no Estado profissionais capacitados em outros procedimentos da gastroenterologia, urologia, ginecologia e oncologia, por exemplo.

E quais os benefícios da robótica? A cirurgia por meio do robô assegura mais precisão dos movimentos de pinça, e o detalhamento de imagem que permite ao cirurgião acessar locais mais específicos, aproximar e detalhar tecidos e fibras mais profundos sem tremores e com menos cortes e sangramentos. Por ser um procedimento minimamente invasivo, a recuperação do paciente é muito melhor, mais rápida, com menos dor e menor período de internação. As duas primeiras pacientes operadas por mim tiveram alta em menos de 24 horas após o término da cirurgia.

Vale ressaltar que o robô não tem autonomia e é totalmente controlado pelo médico. É uma extensão das mãos do cirurgião da mesma forma que as pinças da videolaparoscopia.  Na robótica, as pinças acopladas ao equipamento movimentam-se apenas no eixo definido, sem movimento de abrir e fechar, o que reforça a segurança. O médico utiliza um visor especial com sensor e caso seja realizado qualquer movimento diferente do padrão, o braço do robô é travado. O equipamento também tem bateria acoplada para casos de queda de energia elétrica.

A tendência é que com a consolidação e a expansão dos equipamentos, a robótica fique cada vez mais acessível aos pacientes. E como a videolaparoscopia, não faltará dos médicos empenho para logo se torne uma realidade na rede pública de saúde.

Fonte: https://ndmais.com.br/opiniao/artigo/cirurgia-robotica-o-futuro-chegou/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Editais
Mateus Sena

Empresa de TI abre 90 vagas

A Softtek, empresa latino-americana de TI, está com 90 vagas abertas no Brasil, incluindo posições afirmativas para profissionais PcD (Pessoa

Leia Mais

Copyright © 2020 Brasília Mais TI