Programas, como o MovTech 2030 e o Projeto Conectados, oferecem formação gratuita em tecnologia, ampliando oportunidades para jovens da periferia
No setor de tecnologia, uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo, programas têm aberto caminhos para jovens em busca de formação e oportunidades. Um deles é a Fundação CDL, que, desde 2020, capacita jovens da periferia e em situação de vulnerabilidade social, em especial, aqueles vindos de abrigos e instituições de acolhimento.
O Projeto Conectados ensina informática básica, montagem e desmontagem de computadores e, a partir deste ano, passará a incluir também um módulo de audiovisual. “Estamos ampliando o currículo com aulas de audiovisual porque enxergamos aí mais uma chance de inserção profissional para esses jovens. Eles terão acesso ao estúdio da CDL, onde vão aprender sobre gravação, edição e criação de podcasts”, explica Andrea Vasquez, presidente da Fundação.
Erick Alves de Lacerda, 18 anos, um dos participantes do curso, vê na capacitação uma oportunidade de crescer profissionalmente. “Gostei muito do curso, foi uma experiência muito boa. Eu faria de novo se tivesse a oportunidade, por causa da manutenção que eu sempre gostei de fazer. O certificado também ensina, de graça, coisas que outras pessoas não ensinariam, além de preparar a gente para o mercado de trabalho”, conta, destacando a importância do acesso gratuito.
Confira na íntegra.
Erick Alves (D), 18 anos, recebeu o certificado do Projeto Conectados pelo professor Alisson Ramos (E) – (crédito: Divulgação)