Empresas dão a largada para tecnologia 5G

Algar, Claro e Vivo usam faixa de 2,3 Ghz, que também abriga a tecnologia 4G – a TIM vai estrear seu 5G na faixa de 3,5 Ghz, em julho

Após anos de preparação, e com a conclusão do leilão do 5G em novembro de 2021, as empresas vencedoras do certame começam a fase de implementação da nova tecnologia no país. Algar, Claro e Vivo, marca da Telefônica, começaram a utilizar uma das frequências leiloadas, a de 2,3 Ghz, para oferecer o 5G em lugares específicos. A TIM aguarda a liberação da faixa de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para iniciar a operação da nova tecnologia.

Por enquanto, o 5G está sendo oferecido em uma faixa considerada “coringa”, que pode servir tanto para o 5G como para a expansão do 4G, a de 2,3 Ghz. A Claro lançou o 5G nessa frequência em áreas de São Paulo e Brasília e a Algar, em localidades de Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Franca (SP). A Algar informou que por meio da rede 5G 2,3 GHz oferece aos clientes uma melhor experiência em navegação de dados. Seria possível fazer o download de um vídeo de 20 gigas em cerca de 40 segundos.

Quando o 5G puro, mais potente, chamado de “stand alone”, estiver disponível, baixar um filme, um vídeo ou uma música será mais rápido e fácil. Testes feitos no laboratório de 5G da Claro, no Rio, mostram que baixar um vídeo do YouTube, com 10 horas, em alta definição, levaria apenas um minuto e 30 segundos. Na Netflix, um vídeo de 500 megas poderá ser baixado em 30 segundos, enquanto no Spotfy 24 horas de música serão descarregadas em dois minutos. O download do jogo Free Fire vai levar apenas 25 segundos.

Para ler a reportagem completa, acesse o site do Valor Econômico

Fonte: valorinveste.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Copyright © 2020 Brasília Mais TI