A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) lançou na tarde desta quarta-feira, 26 de maio, a Agenda Legislativa da Indústria do DF 2021. A edição deste ano apresenta o posicionamento do setor sobre 28 propostas legislativas, que foram selecionadas e analisadas com a participação dos dez sindicatos filiados à Federação.
O lançamento ocorreu em uma reunião, na Câmara Legislativa, com a entrega da Agenda ao presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), pelo presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e pelo diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Federação, Elson Ribeiro e Póvoa. Desde 2020, devido à pandemia da covid-19, não há o tradicional evento na sede da Fibra, com a presença de autoridades do Executivo e do Legislativo. Assim, os exemplares da Agenda passaram a ser entregues de forma simultânea aos deputados distritais nos gabinetes e enviados aos parlamentares em formato digital.
“O principal objetivo do documento é contribuir com as decisões dos deputados da capital federal para uma legislação que estimule o setor produtivo e um diálogo transparente. A parceria é fundamental para superação da crise e recuperação da economia”, explica o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.
A Agenda é composta por uma seleção de temas e projetos prioritários em tramitação na Câmara Legislativa. Há uma análise conjuntural da indústria brasiliense, com dados do segmento e números de produção, empregos, utilização da capacidade instalada e intenção de investimentos, além dos principais problemas enfrentados pelo setor.
As proposições estão organizadas em cinco temas: Assuntos Econômicos, Política Tributária e Fiscal, Administração Pública, Política Urbana e Meio Ambiente e Assuntos de Relação do Trabalho. Para cada um deles foram elencadas as necessidades do setor industrial, seguidas das proposições legislativas e do posicionamento convergente ou divergente, com a respectiva justificativa.
“Para a elaboração da Agenda Legislativa da Indústria do DF, reunimos toda a base sindical do setor, que definiu um norteador de qualidade para avaliação dos projetos. Assim, tratamos de incentivos para o ambiente de negócios e de estímulos para geração de emprego e renda”, conta Jamal Jorge Bittar.
“Como em outros anos, vamos dar prioridade [nas votações] para os projetos encaminhados pela Fibra, por meio da Agenda Legislativa. Neste momento de pandemia, a pauta do órgão tem sido voltada à área da saúde, às questões sociais e, claro, em relação ao emprego. Não tem como não falar sobre esse último assunto sem citar as empresas que geram emprego e renda. Por isso, recebemos o documento, com alegria e responsabilidade, do setor que produz e que gera renda e riqueza para o DF, a fim de debater ações para sairmos da crise com uma cidade melhor e com uma economia mais robusta”, afirma o presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente.
Veja a íntegra da Agenda Legislativa da Indústria do Distrito Federal 2021.
Texto: Dayane dos Santos
Foto: Victor Hugo Pessoa/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra
Fonte: sistemafibra