A Finep acaba de lançar edital para seleção pública de propostas para apoio financeiro à recuperação emergencial de equipamentos e ambientes de pesquisa no Rio Grande do Sul, com recursos não-reembolsáveis FNDCT, da ordem de R$ 50 milhões.
O lançamento, feito pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e pelo presidente da Finep, Celso Pansera, ocorreu na sexta-feira, 21/6, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
A Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT–Ação Transversal Emergencial do Rio Grande do Sul – Infra 2024 destina-se a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação – ICTs, públicas ou privadas, qualificadas como Instituições Comunitárias de Educação Superior, sediadas no estado do Rio Grande do Sul, que tenham sofrido danos causados pelos eventos climáticos extremos, ocorridos em maio deste ano, no estado.
O objetivo do edital é a restauração de infraestruturas físicas e equipamentos danificados para recuperar o ambiente necessário ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação, bem como restabelecer a operação das instituições de pesquisa do estado do Rio Grande do Sul e sua competitividade, pela recuperação de sua capacidade de realização de pesquisas. O Edital estará disponível, no site da Finep, nos próximos dias.
Participaram do anúncio o Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) Regional Sul; Fórum das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes); Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas; Universidade Federal de Pelotas; Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).