O Ministério da Gestão lançou um aferramenta de comando por voz no aplicativo Gov.br para ajudar brasileiros que possuem deficiência a realizar o reconhecimento facial. A biometria do rosto é necessária para o nível da conta Gov.br ser Prata ou Ouro.
Com a nova funcionalidade, quando a pessoa for fazer a validação facial, será possível ouvir os comandos que são apresentados na tela do celular. Desta forma, o usuário conseguirá posicionar corretamente o rosto de acordo com a narração do aplicativo.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostro de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022, existem cerca de 6,5 milhões de brasileiros que possuem dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato. “Este número demonstra a importância do Comando por Voz no aplicativo GOV.BR, queremos incluir essas pessoas no governo digital”, afirmou o secretário.
Até o momento, cerca de 153 milhões de brasileiros possuem uma conta ativa no GOV.BR. Destes, cerca de 78 milhões possuem uma conta de nível Prata ou Ouro. Nesses dois níveis, é possível acessar todos os serviços disponíveis na plataforma do governo federal. Em caso de dúvidas sobre o nível da sua conta, acesse o gov.br/conta.
* Com informações do MGI
Fonte: Governo lança assistente por voz para biometria de deficientes visuais – convergenciadigital