Governo quer maior cruzamento de dados no Cadastro Único e novo aplicativo

O governo federal vai anunciou a intenção de modernizar o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os ministérios da Gestão e do Desenvolvimento e Assistência Social assinaram um acordo de cooperação técnica para melhorar a qualidade das informações disponíveis para apoiar cidadãos, gestores municipais e estaduais e também os programas usuários do CadÚnico.

A iniciativa será realizada no âmbito do Programa Startup Gov.br, que designa equipes de funcionários temporários em TI. O acordo permite que as equipes dos dois ministérios atuem em conjunto para atualizar e modernizar o CadÚnico.  

“Estamos trabalhando com o MDS para atualização e para tudo que a gente precisa para tornar o cadastro de fato uma ferramenta mais eficiente de gestão desta política” disse a secretária-executiva do Ministério da Gestão, Cristina Kiomi Mori.

O governo espera “otimização do monitoramento da evolução social dos cidadãos”, “foco na necessidade das pessoas” e a “criação de novas oportunidades para alavancar o progresso social dos cidadãos”.

“Para isso, a gente vai trabalhar em algumas frentes, vamos trabalhar na integração  com outras bases de dados dentro do sistema, na revisão do formulário e também na melhoria do aplicativo para que ele seja mais útil ao cidadão”, explicou a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo de Oliveira e Silva. 

De acordo com Silva, é preciso tornar o CadÚnico contemporâneo. “Eu não falo nem em modernizar, é trazê-lo para os desafios do mundo atual”, afirmou a secretária do MDS. O acordo entre as duas pastas tem validade de 18 meses, podendo ser renovado. “A nossa meta é ter neste prazo um sistema muito mais interoperável e um aplicativo muito mais amigável”, estimou Silva. 

Fonte: Governo quer maior cruzamento de dados no Cadastro Único e novo aplicativo – Convergência Digital – Governo (convergenciadigital.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Copyright © 2020 Brasília Mais TI