O governo federal abriu a contratação de ferramentas de automação para o desenvolvimento de serviços públicos digitais. O primeiro passo é a Intenção de Registro de Preços 1/23, iniciada pela Central de Compras, para medir o interesse dos órgão federais e calibrar a demanda para o edital. Os órgãos devem se manifestar até 3 de fevereiro.
O desenho atual prevê, na prática, duas ferramentas BPMS, sigla em inglês para software de gestão de negócios. Uma vai cuidar do legado de 536 serviços digitalizados a partir de contratação feita ainda em 2017 – e que por isso será LECOM BPMS. Outra para buscar uma ferramenta neutra, portanto aberta a diferentes soluções de BPMS, inclusive via nuvem (SaaS).
Assim, a contratação busca atender uma série de orientações do Tribunal de Contas da União, a começar pela busca de uma ferramenta que não seja uma solução proprietária específica, para evitar dificuldades de migração de serviços legados – daí o mencionado lote 2.
Da mesma forma incorpora questões de segurança da informação e privacidade de dados, bem como na precificação e métricas de custeio.
Como explica o Ministério da Gestão, “o objeto da contratação poderá ser utilizado por outros entes, como Governos e Municípios, interessados em obter o serviço”. Órgãos e entidades da Administração Pública podem manifestar interesse na contratação até o dia 3 de fevereiro de 2023, exclusivamente, no Portal de Compras do Governo Federal.
Fonte: convergenciadigital – Governo vai comprar ferramenta de automação para serviços digitais