Estão abertas as inscrições para o Seeds for the Future 2024, programa de treinamento e intercâmbio cultural realizado pela Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes. Interessados têm até o dia 5 de junho para se cadastrarem.
Para participar do programa é necessário estar matriculado em um curso de graduação, pós-graduação ou curso técnico e ter inglês fluente – sendo necessário comprovar por meio de testes online, certificados de conclusão de curso de línguas e provas oficiais, como Cambridge e TOEFL -, já que o material do curso e as aulas são ministradas no idioma. Desde 2022 o programa busca a inclusão de gênero, garantindo 50% das vagas para o público feminino. O edital para inscrição está disponível no link: https://encurtador.com.br/2NdSW
Para realizar a inscrição na 10ª edição do Seeds for the Future, é preciso enviar e-mail para malu.laranjeiras@huawei.com com os documentos necessários e um vídeo de três minutos da pessoa candidata falando sobre a sua experiência acadêmica, conhecimentos sobre a Huawei e as motivações para ingressar no Seeds for the Future 2024.
O programa começa em junho, quando 50 alunos irão aprender conteúdos sobre 5G, tecnologia em nuvem e inteligência artificial (IA) em aulas que serão ministradas três vezes na semana, sendo duas horas de aula durante duas semanas. Também haverá prova para avaliação dos estudantes.
A segunda fase do programa está prevista para ser realizada em agosto. Os 10 melhores estudantes serão selecionados para participar da Competição Tech4Good, feita em grupo, na qual os alunos são responsáveis por criar e apresentar um projeto com soluções tecnológicas inovadoras e de impacto social. Em 2024, a segunda fase será realizada de forma presencial em um dos locais com sede da Huawei na América Latina e Caribe e reunirá mais de 150 participantes de toda a região.
O Seeds for the Future faz parte do Tech4All, plataforma da Huawei que pretende ajudar mais de 500 milhões de pessoas a se beneficiarem da tecnologia digital nos próximos cinco anos. O programa já capacitou mais de 15 mil estudantes, de 500 instituições de ensino em 139 países. No Brasil, cerca de 300 alunos já participaram do programa desde que foi lançado, em 2015, em cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC).