Por: Flavio Dias* – A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no mundo dos negócios, trazendo benefícios significativos para empresas de diferentes setores. Durante o evento Brazil at Silicon Valley (BSV), realizado, em abril, nos Estados Unidos, a McKinsey apresentou uma pesquisa revelando que 25% dos entrevistados atribuem 5% do Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA) de suas empresas ao uso da IA.
Além disso, o estudo destacou que a redução de custos e o impulsionamento da receita são os principais impactos observados nas áreas de gestão da cadeia de suprimentos, operações de serviço e suporte, estratégia, finanças corporativas e gestão de risco.
Esses dados reforçam a importância estratégica da IA nas empresas, destacando seu potencial tanto para reduzir custos quanto para impulsionar a receita. No entanto, é importante ressaltar que a implementação eficaz da IA requer um planejamento cuidadoso e consideração das implicações éticas e de privacidade dos dados. Além disso, a colaboração entre humanos e IA é essencial para aproveitar ao máximo seu potencial, combinando as habilidades para impulsionar os negócios de forma significativa.
Destaco, a seguir, seis exemplos de ganhos para as empresas com o uso da IA:
Automação de atendimento ao cliente
Com o uso de IA, chatbots e assistentes virtuais é possível fornecer suporte e atendimento ao cliente de forma rápida e precisa, 24 horas por dia. Isso reduz a necessidade de intervenção humana em consultas simples e rotineiras, diminuindo os custos operacionais e melhorando a experiência do cliente.
Otimização da cadeia de suprimentos
A IA pode analisar grandes volumes de dados em tempo real para prever a demanda, otimizar o estoque e agilizar a logística. Isso ajuda as empresas na redução de custos de armazenamento, diminui a ruptura de produtos e melhora a eficiência geral da cadeia de suprimentos.
Personalização da experiência do cliente
Com base em dados coletados, a IA pode criar recomendações personalizadas para os clientes, sugerindo produtos relevantes e oferecendo uma experiência de compra mais individualizada. Isso aumenta as taxas de conversão e a satisfação do cliente.
Otimização de mídia e marketing
A IA pode analisar dados de campanhas de marketing e mídia para identificar padrões e otimizar o desempenho. Isso inclui segmentação de público-alvo, criação de conteúdo personalizado, alocação de orçamento de publicidade de maneira mais eficiente e previsão de resultados de campanhas.
Geração automatizada de relatórios
A IA pode automatizar o processo de coleta, análise e síntese de dados financeiros para gerar relatórios de forma rápida e precisa. Com base em algoritmos e modelos preditivos, a IA pode identificar padrões e tendências nos dados financeiros, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões.
Análise avançada de dados financeiros
A IA pode analisar grandes conjuntos de dados financeiros, identificando correlações, padrões e insights ocultos. Com base nessa análise, a IA pode fornecer sugestões e insights para aprimorar a eficiência financeira, identificar oportunidades de receita e gerenciar riscos financeiros.
*Flavio Dias é conselheiro e advisor de diversas empresas nacionais e internacionais e Investidor Anjo profissional.