Drew Perkins, CEO da startup Mojo Vision, sediada no estado norte-americano da Califórnia, testou um protótipo de suas lentes de contato inteligentes, com tecnologia de realidade aumentada (RA). Foi a primeira demonstração visual do pequeno dispositivo para os olhos com seus recursos completos .
A lente estava cravejada de chips e habilitada para oferecer uma visão de realidade aumentada por meio de uma minúscula tela microLED com 14 mil pixels por polegada, medindo menos de 0,5 mm de diâmetro. Considerado pela empresa “a menor e mais densa tela do mundo já criada para conteúdo dinâmico”, o display oferece um pixel-pitch de 1,8 mícrons.
“Já demos o primeiro passo. E é muito emocionante”, disse Perkins, que compara o acontecimento com um bebê aprendendo a andar. Agora, os desenvolvimentos da startup junto às suas Mojo Lens são de integração de uma interface de usuário (IU) baseada “nos olhos” e implementada em um ecossistema de RA capaz de fornecer acesso a informações diversas do dia a dia.
Lente mostrando textos como se fosse teleprompter
As ideias da Mojo Vision passam, por exemplo, por uma forma das lentes exibirem um pequeno texto flutuando em uma tela para a pessoa poder ler “como um teleprompter”, ou sinais de direção para serem seguidos durante um trajeto. Perkins espera ver suas lentes sendo aplicadas para “mudar a vida de indivíduos com deficiência visual, melhorando suas capacidades de realizar tarefas diárias que muitos de nós consideramos garantidas”.
Por enquanto, o sistema ainda exige o uso de um processador em volta do pescoço da pessoa, que atua como um retransmissor de dados entre a lente e um computador. Dentre a composição da tecnologia, há ainda um rádio sem fio personalizado de curto alcance, um pequeno processador ARM e recurso de rastreamento de movimentos na forma de um acelerômetro, giroscópio e magnetômetro.
“Chegar a esse marco foi uma experiência de aprendizado incrível, e aplicaremos o que foi aprendido à medida que continuamos a projetar e desenvolver as Mojo Lens”, disse o CEO. Até o final deste ano, o objetivo da startup é testar a lente inteligente além dos executivos da empresa, para parceiros como aqueles interessados em explorar possibilidades de treinamento de fitness e saúde, ou investidores e jornalistas.