Os olhos “estranhos” dos astronautas da missão privada Polaris Dawn, da SpaceX, chamaram a atenção nas redes sociais nos últimos dias. No entanto, o visual não é um erro no photoshop das fotos nem nada do tipo. Na verdade, isso é resultado de uma lente de contato tecnológica, que parece ter saído de um filme de ficção científica.
Uma das astronautas da missão, Anna Menon, publicou um vídeo no Twitter mostrando mais detalhes da lente de contato. É possível ver um pequeno círculo de luz dentro do olho e ainda um quadrado minúsculo na parte interna.
Lentes de contato futuristas
Mas o que essas lentes de contato têm além do visual cyberpunk? A missão Polaris Down vai aplicar 38 experimentos no espaço e a lente faz parte de um deles. O dispositivo é um projeto da Universidade do Colorado em Boulder para medir a pressão intraocular.
A preocupação começou em junho do ano passado, quando a NASA descobriu a síndrome neuro-ocular associada ao voo espacial. A condição causa inchaço na estrutura e pode afetar a visão dos astronautas. As consequências a longo prazo ainda não são totalmente conhecidas.
A teoria mais recente é de que a condição é causada por mudanças de fluido no olho e no cérebro. A lente de contato futurista tem como objetivo justamente fazer medições para confirmar isso.
Programa espacial Polaris
Composto por três missões, o programa Polaris tem como objetivo “avançar rapidamente as capacidades de voo espacial da humanidade, e continuar arrecadando fundos e dando visibilidade a causas importantes na Terra”. A “Dawn” foi a primeira (e até o momento única) missão lançada do projeto.
As outras missões do programa Polaris ainda não tem nomes ou datas anunciadas. A “Missão II” também será feita em uma Crew Dragon, e irá “continuar a expandir os limites de futuras missões espaciais humanas, comunicação no espaço e pesquisa científica”.
Já a “Missão III” é bem mais ambiciosa: será nada menos do que a primeira missão tripulada a bordo de uma Starship, espaçonave que está sendo construída pela SpaceX para levar tripulantes à Lua e, eventualmente, Marte. O objetivo não foi anunciado.