As principais lideranças do setor de Tecnologia da Informação do Distrito Federal, integrantes do movimento denominado Grupo de Fortalecimento do Setor – GForTI, entregaram formalmente ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, um manifesto com posicionamento político e 10 destaques estratégicos. O encontro ocorreu na segunda (9), na Federação das Indústrias do DF (Fibra).
O GForTI é composto por presidentes das entidades que representam a cadeia produtiva da Tecnologia da Informação e Comunicação no Distrito Federal e tem como objetivo defender os interesses das empresas que compõem o setor.
O Manifesto ressalta a necessidade de apoio mais efetivo na luta e na disputa de espaço com empresas de outros estados e países. O fortalecimento do ecossistema de Tecnologia e Inovação do DF é essencial e abrange empresas consolidadas, startups, centros de pesquisa, entre outras entidades de igual importância.
O Distrito Federal possui condições competitivas únicas, o que contribui para o aumento da atividade econômica e consolidação das empresas locais, algumas de grande porte e influência até internacional.
Foi registrado durante o evento que o Governo do DF já atendeu, em janeiro deste ano, importante reivindicação, ao definir a alíquota de 2% na tributação setorial (ISS). Com isso, as empresas do DF, que pagavam ISS de 5%, tornaram-se competitivas com concorrentes de outros estados nas disputas de preços. No entanto, muitos outros espaços precisam ser conquistados, como a identificação, pelo GDF, de projetos de vanguarda produzidos em Brasília e aplicados em cidades do Brasil e do mundo.
O diálogo foi positivo e deixou os presidentes das entidades Assespro, Sindesei, Asteps, Instituto Iluminante, Tecsoft e Abipt com expectativa de que as promessas para o setor de TI, inseridas no plano inicial do Governo, agora possam se tornar prioridade. O Presidente do Sinfor-DF, Ricardo Caldas, destacou a importância dessa união para o fortalecimento das empresas e a transformação da nossa cidade como um grande polo de Tecnologia.
O Secretário Gilvan Máximo esteve acompanhado de três Subsecretários e abriu a Secretaria para aprofundamento dos debates, prometendo ampliar o relacionamento do GDF com as empresas locais de TI.
Fez parte da pauta questões como E-Gov, Fundação de Apoio à Pesquisa e Parque Tecnológico de Brasília, temas que poderão ser aprofundados num encontro próximo com o Governador Ibaneis Rocha, a ser organizado por Gilvan Máximo.