O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Igor Calvet assinaram na terça-feira (18) um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de tecnologias 4.0. A cerimônia foi realizada durante o Bate Papo Ciência e Tecnologia no Dia a Dia. A iniciativa prevê a realização conjunta de ações destinadas ao desenvolvimento, à adoção e à difusão de tecnologias digitais pelo ecossistema de inovação, empresas e governos, com foco no aumento de produtividade do setor produtivo brasileiro, na competitividade do Brasil, no desenvolvimento do mercado de soluções tecnológicas e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
“Agradeço a parceria constante da ABDI com o MCTI na produção do conhecimento e na transformação das ideias em realidade. O trabalho em conjunto forma um resultado magnífico. Será através da ciência, das novas tecnologias e da inovação que vamos transformar esse país”, afirmou Marcos Pontes.
O presidente da ABDI, Igor Calvet, celebrou a parceria, ressaltando que não se faz transformação digital no país sem estratégia, coordenação do sistema de inovação e parcerias robustas. “Esse ato representa a concretização de nossos esforços conjuntos para estimular a adoção e difusão das novas tecnologias e da transformação digital. O Brasil precisa dessa coordenação e de um sistema articulado. ABDI se coloca à disposição para atuar como braço executivo das políticas por intermédio do MCTI. Fazer parte desse processo é de suma importância para a Agência”, disse.
O ACT, assinado entre o Ministério e a ABDI, tem como foco a realização de ações conjuntas destinadas ao desenvolvimento, à adoção e à difusão de tecnologias com o objetivo de aumentar a produtividade do setor produtivo brasileiro, a competitividade do Brasil e o desenvolvimento do mercado de soluções tecnológicas.
A ABDI participa das Câmaras da Indústria 4.0; Agro 4.0; Saúde 4.0 e Cidades 4.0. no âmbito do Plano Nacional de IoT, coordenado pelo MCTI. O ACT vai permitir que a Agência sirva de “grande laboratório” de testes e validação das políticas discutidas e lançadas no âmbito das Câmaras, por meio de seus projetos-piloto de casos reais de adoção e difusão de tecnologias em todos esses setores. Os projetos alimentarão as Câmaras com dados e informações.
“A assinatura deste acordo é mais uma oportunidade para a nossa convergência, que vai contribuir para o incremento da produtividade e competitividade do país, com o avanço cada vez maior das nossas ações”, afirmou o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim.
Segundo o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, José Gontijo, a parceria com a ABDI vai fazer com que a gente consiga avançar as ações para uma maior quantidade de pessoas, de empresas e de atores. “Vamos conseguir cada vez mais apoiar de fato as ações de transformação digital do país”, afirmou.
Confira aqui a íntegra do evento:
Fonte: gov.br
Foto: Wesley Sousa – ASCOM/MCTI