O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou nesta quarta-feira (29) a segunda edição do programa Conecta Startup Brasil. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação nas cinco regiões do país. Isso é feito ao conectar startups iniciantes a ações de capacitação, fomento e desafios reais do mercado, estimulando a inovação aberta.
A iniciativa do MCTI tem parceria da Softex e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundação da pasta. O evento transmitido nas redes sociais do ministério também promoveu um balanço da primeira etapa do programa.
Foram mais de 600 empreendedores capacitados que foram conectados a 237 desafios tecnológicos de 50 empresas selecionadas em 23 áreas temáticas. A ação gerou um impacto positivo em mais de 36 mil pessoas.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o programa gera um processo de aprendizado compartilhado por todas as startups participantes. Ele afirmou que esse é um modelo que precisa ser multiplicado para essa para gerar postos de trabalho de qualidade e transformar conhecimento em riqueza.
O presidente da Softex afirmou que em breve serão liberados os detalhes da nova edição do programa e o calendário de inscrições e ressaltou os números da primeira edição. Já o presidente da ABDI apontou que o momento é conjugar esforços institucionais e mobilizar a rede que mantém o programa em funcionamento.
O secretário de Empreendedorismo e Inovação do ministério relatou que a iniciativa gera um ciclo virtuoso ao aproximar as startups iniciantes de desafios reais de empresas maiores, o que ajuda essas startups a se fortalecerem no mercado.
Conheça mais sobre o programa em https://conectastartupbrasil.org.br.
Fonte: gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/
Foto: Marcelo Camará (SEAPC / MCTI)