Por Luiz Lana* – O crescimento expressivo de estudantes da rede privada em cursos superiores on-line tem evidenciado a valorização da educação pela internet e, consequentemente, uma mudança de paradigma. Antes essa importância não era tão reconhecida como na atualidade. É claro que também não podemos desconsiderar outros aspectos importantes nesta transformação, como uma nova geração de estudantes muito mais tecnológica do que a de pelo menos sete anos atrás, além da evolução das plataformas digitais com recursos otimizados e a criação de novas metodologias adaptadas.
De acordo com o Censo da Educação Superior 2021, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), houve o aumento de 474% de novos alunos matriculados em graduações EAD, enquanto em cursos presenciais as matrículas diminuíram em 23,4% entre 2011 e 2021.
Esta é uma realidade que tende a ganhar força visto os avanços tecnológicos e as novas práticas comportamentais, impulsionados pela pandemia do coronavírus. Para se ter uma ideia, na edtech Qualifica Educação Móvel, na qual integro a equipe responsável pela a Educação, temos detectado a crescente demanda da educação à distância, mensalmente. Isto é um reflexo da escassez de tempo e busca pela praticidade.
Por isso, não cessam os investimentos na qualidade dos conteúdos e nas novas tecnologias aplicadas como, por exemplo, no uso da inteligência artificial. Para se ter uma ideia, até a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o projeto que obriga as empresas de telecomunicações a garantirem internet de qualidade em escolas públicas (PL 786/2023).
Estamos vivendo o momento não apenas de valorização da educação pela internet, mas também de mudanças nos paradigmas que tornaram os estudos on-line uma prática cotidiana condizente com a sociedade digital. O acesso ao aprendizado é um direito inegável e as novas tecnologias são as ferramentas imprescindíveis para solucionar antigos problemas e democratizar a educação. Por isso, o processo de ensino e aprendizagem está cada vez mais virtual e tecnológico.
*Luiz Lana é Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa Diversas pela Puc Minas e mentor da metodologia facilitadora para o ensino on-line, o Método Qualifica. Luiz Lana também é consultor e palestrante com pós-graduação em Marketing Digital e Ensino e Aprendizagem. Ele também integra o corpo de docentes da edtech Qualifica Cursos.
Fonte: Mudança de paradigma: a valorização da Educação pela Internet – Capital Digital