A NASA divulgou, nesta quarta-feira (9), os nomes dos astronautas que irão à Lua em 2024, integrando a missão Artemis. A equipe será composta por 18 pessoas, entre homens e mulheres, integrando a primeira geração do programa, marcando a volta de missões tripuladas ao satélite natural após cinco décadas.
“É realmente incrível pensar que a primeira mulher e o próximo homem na Lua estão entre os nomes que acabamos de ler e podem estar na sala agora”, comentou o vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence, durante o anúncio feito no Kennedy Space Center, na Flórida. Ele revelou ainda que novos membros serão selecionados em breve.
Os nomes escolhidos pela agência espacial americana farão parte da missão cujos trabalhos devem começar em 2021, com o envio da nave Orion ainda vazia, para orbitar o satélite natural. A etapa seguinte está prevista para 2023, uma viagem tripulada realizando sobrevoo lunar e retornando à Terra.
Já o primeiro pouso da Artemis na superfície lunar foi programado para outubro de 2024, quando a humanidade voltará a pisar na Lua, décadas depois do fim do programa Apollo. Vale lembrar que todas essas datas ainda estão sujeitas a confirmação, podendo ser alteradas.
A equipe Artemis
Os astronautas escolhidos pela NASA para integrar a primeira geração da missão Artemis foram selecionados em meio a um seleto grupo de 47 nomes atualmente ativos no programa. Segundo a agência, a escolha levou em conta as experiências e habilidades dos profissionais.
A primeira equipe Artemis é composta pelos astronautas:
- Joseph Acaba
- Kayla Barron
- Raja Chari
- Matthew Dominick
- Victor Glover
- Warren Hoburg
- Jonny Kim
- Christina Koch
- Kjell Lindgren
- Nicole Mann
- Anne McClain
- Jessica Meir
- Jasmin Moghbeli
- Kate Rubins
- Frank Rubio
- Scott Tingle
- Jessica Watkins
- Stephanie Wilson
Muitos deles já possuem experiência espacial, passando algum tempo na Estação Espacial Internacional (um dos escolhidos, Victor Glover, ainda está por lá). Mas há também aqueles que nunca viajaram ao espaço.
Fontes: Nasa / Futurism / CollectSpace
Via: André Luiz Dias Gonçalves / TecMundo