Pela primeira vez, nos EUA, um robô realizou uma cirurgia laparoscópica sem ajuda humana. Na última quarta-feira (26), a informação foi divulgada pela equipe de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, que são as pessoas responsáveis pelo projeto Smart Tissue Autonomous Robot (STAR).
“Nossas descobertas mostram que podemos automatizar uma das tarefas mais intrincadas e delicadas da cirurgia: a reconexão de duas extremidades de um intestino. O STAR realizou o procedimento em quatro animais e produziu resultados significativamente melhores do que os humanos realizando o mesmo procedimento”, explicou Axel Krieger, professor assistente de Engenharia Mecânica na Johns Hopkins.
Sendo assim, o robô STAR fez o procedimento cirúrgico em um intestino de porco. A instituição divulgou que essa cirurgia representa um “passo significativo em direção à cirurgia totalmente automatizada em humanos”. O procedimento é um anastomose do intestino delgado que firma a reconexão das extremidades de um intestino.
O robô conseguiu se destacar nas partes em que exigiam alto nível de movimentos repetitivos junto com precisão, segundo a universidade. O STAR é um modelo melhorado de um outro robô que foi desenvolvido em 2016. Tanto que ele também operou um intestino de um porco, só que precisou de orientação humana.
Além disso, o procedimento exige sutileza. Para os pesquisadores, “o menor tremor da mão ou ponto mal colocado pode resultar em um vazamento que pode ter complicações catastróficas para o paciente”.
Fonte: O Globo / olhardigital