Determinar a viscosidade da lava é fundamental para entender a rapidez com que ela flui. Novo dispositivo tem grande potencial científico
Pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo dispositivo que promete revolucionar a análise da lava. O equipamento permitiu que a equipe tivesse acesso a informações nunca antes obtidas de um fluxo ativo de um vulcão na Islândia.
Medição da lava é um trabalho bastante complexo e arriscado
- Determinar a viscosidade do material é fundamental para entender a rapidez com que ele flui.
- Em termos gerais, a lava quente é geralmente muito fluida, enquanto a resfriada se torna muito pegajosa.
- No entanto, essa medição é bastante complexa em função dos riscos envolvidos e também nas variações entre vulcões.
- Dessa forma, todos os trabalhos neste sentido foram bastante limitados.
- A maioria deles é feita em um ambiente de laboratório, onde os cientistas podem criar a própria lava.
- Embora esse tipo de experimento forneça informações importantes, não é possível reproduzir como o material se comporta na natureza.
Força e deslocamento determinam a viscosidade do material
Devido às limitações do laboratório, pesquisadores criaram uma nova ferramenta para medir a viscosidade da lava no campo. O objetivo era desenvolver um dispositivo portátil que pudesse medir a viscosidade de um material em um volume relativamente grande.
O material de aço inoxidável foi testado em várias situações antes de ser levado para um vulcão de verdade. A estrutura é longa o suficiente para garantir uma distância segura e pode ser manuseada por pesquisadores de tamanhos e forças físicas variados. Além disso, não derrete em contato com a lava.
O equipamento funciona medindo a quantidade de força que precisa para ser empregada, bem como quanto tempo necessário para se chegar a uma certa profundidade. Essas duas propriedades, força e deslocamento, determinam a viscosidade da lava.
As medições feitas na Islândia, no ano passado, mostraram uma ampla faixa de viscosidade da lava, de 300 a 34.000 Pascal-segundo (Pa·s), o que significa que algumas amostras eram mais fluidas e outras mais pegajosas, em uma faixa de temperaturas de 1.148 ºC a 1.165 ºC.
Quanto maior o número da viscosidade dinâmica (medida em Pascal-segundo, Pa·s), maior a viscosidade do fluido.
Fonte: Nova tecnologia pode revolucionar estudo de vulcões e lava (olhardigital.com.br)
Imagem: Shutterstock AI/Shutterstock