Nova tecnologia sustentável pretende diminuir infestação do mosquito Aedes aegypti em Porto Nacional

Caixas instaladas em bairros da cidade contém ovos do mosquito que vão mudar a cadeia de reprodução, diminuindo os número de agentes transmissores de doenças.

Uma nova tecnologia promete, de forma sustentável, reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti em Porto Nacional, na região central do estado. As chamadas ‘Caixas do Bem’, vão combater os mosquitos que transmitem a dengue, zika e chikungunya com insetos modificados, que não passam as doenças para os humanos.

A mudança será na cadeia de reprodução do mosquito. Três bairros da cidade receberam 102 caixas com os animais modificados, sendo instaladas 48 no Nova Capital, 30 no Jardim Brasília e 24 no Vila Nova. A ativação das caixas será nesta quinta-feira (19), a partir das 14h30, na praça da Cirrose.

De acordo com a Prefeitura de Porto Nacional, o produto, que é de uma parceria entre a gestão e uma multinacional, contém ovos de insetos machos. Quando eles chegarem à fase adulta, vão sair das caixas e procriarem com as fêmeas que estão na natureza.

Os ovos dessa junção que conseguirem vingar serão todos machos. Eles não picam ou transmitem as doenças. Assim, a ideia é diminuir a quantidade de mosquitos fêmeas, que tem a capacidade da transmissão.

Pela característica de sustentabilidade, não haverá mudanças no ecossistema ao redor dos mosquitos ou uso de qualquer tipo de agente químico. O projeto foi aprovado em 2020 pela comissão técnica nacional de biossegurança (CTNBio).

As larvas do chamado ‘Aedes do Bem’ serão ativadas com água limpa. Além da instalação das caixas, a prefeitura orientou moradores sobre a iniciativa nestas terça-feira (17) e quarta-feira (18).

Caixas com ovos do ‘Aedes do Bem’ foram instaladas em três bairros — Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Nacional

Casos de dengue

Os número de casos de dengue confirmados durante o ano de 2022 são alarmantes em comparação a períodos passados. Segundo a prefeitura, foram 657 casos confirmados da doença, um número 20 vezes maior em comparação ao ano de 2020 que teve apenas 32 casos.

Fonte: g1.globo.com – Nova tecnologia sustentável pretende diminuir infestação do mosquito Aedes aegypti em Porto Nacional
Imagem: Ao todo, 102 caixas serão ativadas nesta quinta-feira (19) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Copyright © 2020 Brasília Mais TI