O que você deve saber sobre as profissões do futuro

Pensamento analítico e inovação estão entre as habilidades mais requisitadas pelas profissões do futuro, segundo o World Economic Forum

por Carolina Cozer em 23 de outubro de 2020

De acordo com o recente relatório O Futuro do Trabalho, lançado pelo World Economic Forum neste mês de outubro, a pandemia trouxe aceleração para as profissões do futuro, sobretudo com a nova recessão que a crise ocasionou.

Robôs: ladrões de jobs?

Falando em automação, o relatório prevê que, até 2025, as horas de trabalho realizadas por máquinas e pessoas serão iguais: 50% para cada lado, e cerca de 85 milhões de funções serão substituídas pela automação ― principalmente em funções manuais ou repetitivas.

Mas será que a automação irá, então, aumentar os índices de desemprego? Segundo o estudo, não exatamente. Até 2025, quase 100 milhões de novos empregos devem surgir no planeta, graças às novas tecnologias que estão despontando, sobretudo com a chegada da internet 5G, e com os robôs tomando a frente da mecanização. Logo, mais empregos baseados em tecnologia e funções intelectuais deverão ficar por conta dos humanos.

As funções que serão mais solicitadas, segundo o estudo, incluem analistas de dados e cientistas, especialistas em IA e aprendizado de máquina, engenheiros de robótica, desenvolvedores de software e apps, bem como especialistas em transformação digital, analistas de segurança da informação e especialistas em internet das coisas.

Top 10 habilidades mais requisitadas para as profissões do futuro

Apesar da maior parte das funções mais solicitadas envolverem skills de exatas, as habilidades mais exigidas para os profissionais incluirão trabalhar com pessoas, habilidades para resolução de problemas e autogestão, como resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade. Ou seja, será preciso que os trabalhadores desenvolvam um mix de habilidades técnicas e empáticas.

Confira a lista elaborada pelo World Economic Forum com as 10 habilidades que serão mais exigidas para as profissões do futuro:

Pensamento analítico e inovação ✓
Aprendizagem e estratégia ativas ✓
Capacidade para resolução de problemas ✓
Análise e pensamento crítico ✓
Criatividade, originalidade e iniciativa ✓
Liderança e influência social ✓
Uso, monitoramento e controle de tecnologia ✓
Programação e design tecnológicos ✓
Flexibilidade, resiliência e tolerância ao stress ✓
Raciocínio, resolução de problemas e ideação ✓

Imagem destaque: Computerizer (Pixabay)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Editais
Mateus Sena

Empresa de TI abre 90 vagas

A Softtek, empresa latino-americana de TI, está com 90 vagas abertas no Brasil, incluindo posições afirmativas para profissionais PcD (Pessoa

Leia Mais

Copyright © 2020 Brasília Mais TI