Os drones estão cada vez mais presentes na vida urbana mas ainda existem grandes lacunas na legislação e nas infraestruturas de apoio. Em Coventry, no Reino Unido, foi dado um passo para resolver o problema com a criação do primeiro aeroporto para drones.
O homem por trás do projeto, Ricky Sandhu, quer construir mais 200 nos próximos cinco anos, num projeto ambicioso e financiado pelo governo britânico.
Para o fundador da Urban Air-Port, “o importante é mostrar o mais rapidamente possível como é que estes veículos de que toda a gente fala – carros voadores, drones de carga – como é que vão ser geridos? O céu vai ficar congestionado? Vamos ver drones por todo o lado? A resposta é não, desde que haja um centro de coordenação. Estamos construir literalmente esse caminho ao criar essa infraestrutura.“
@UrbanAirPort Port has opened its doors to the public! Take a sneak peak below at the world first event that is #AirOne. A showcase of #infrastructure for #advancedairmobilty. Register your place today: https://t.co/dJg5aoYKkK pic.twitter.com/uljbmzpL2t
— Urban-Air Port (@UrbanAirPort) April 29, 2022
As semelhanças com os aeroportos tradicionais saltam à vista, com detetores de metais e salas de embarque, mas a escala reduzida traduz-se em custos menores e muito mais flexibilidade.
O uso de drones de passageiros é incontornável no projeto mas a certificação necessária ainda não foi emitida. As melhores estimativas apontam para 2024.
Fonte: euronews.com