Realidade aumentada e telecomunicações: desafios e revolução

Por Claudio Sousa, OpenLabs* – Os serviços prestados pela indústria de telecomunicações estão no centro de vários sistemas de negócios como: saúde, logística, marketing e vendas. Esses setores, exigem cada vez mais das organizações de telecomunicações disponibilizarem esses serviços de forma ágil e de forma ininterrupta, permitindo assim a inúmeras empresas se conectarem com seus parceiros e clientes no atual mundo centrado na tecnologia.

No entanto, fornecer serviços ininterruptos pode ser extremamente complexo devido a dificuldades de acesso a determinados lugares além de incidentes como queda de energia ou falha de equipamento, entre outros. Para resolver esses problemas, é necessário manutenções preventivas, com inspeções regulares. Porém, a realização dessas revisões pode se tornar cada vez mais demorada e custosa, pela complexidade dos equipamentos e sua localização.

De acordo com o relatório Worldwide Augmented and Virtual Reality Spending Guide da IDC, os gastos mundiais com Realidade Aumentada e Realidade Virtual (AR/VR) devem crescer para US$ 50,9 bilhões em 2026. Os setores que apresentarão o maior crescimento de gastos serão saúde, telecomunicações, governo e serviços públicos.

Ao implantar a realidade aumentada (RA) no mercado de telecomunicações, as empresas podem encontrar soluções para vários desafios, simplificando e agilizando todo o processo de inspeção. Da mesma forma, as tecnologias imersivas podem simplificar vários procedimentos de negócios, como treinamento de funcionários e gerenciamento de serviços de campo, oferecendo um meio de mãos livres e interativo.

Identifiquei 5 atividades de telecomunicações que são beneficiadas pela RA:

1- Aprimorar o serviço de campo

Técnicos de campo no setor de telecomunicações lidam com redes cada vez mais complexas e densas em seu trabalho diário. Além disso, eles também são responsáveis por fornecer soluções adequadas para os problemas em questão. Aqui, por vezes torna-se extremamente difícil e demorado para eles detectarem e resolverem o problema em redes e equipamentos.

Assim, a presença da RA auxilia os técnicos de campo, na localização e identificação de equipamentos tornando-se mais fácil escanear e diferenciar vários elementos de rede, assim como agiliza a detecção e resolução de falhas, permitindo otimizar o custo e duração das atividades.

2-Realizar suporte remoto

Muitas situações surgem no dia a dia dos técnicos de campo em que eles precisam se conectar com especialistas para resolver o problema. No entanto, essa prática geralmente consome muito tempo, pois os especialistas podem não se conectar com eles imediatamente. Portanto, torna-se responsabilidade das empresas de telecomunicações fornecer uma solução eficiente para esse problema.

Com as implementações de RA em sistemas de telecomunicações, os técnicos de campo podem configurar sessões de áudio e vídeo bidirecionais com especialistas do setor. Além disso, com esse tipo de sessão com tecnologia RA, os especialistas podem detectar prontamente problemas no equipamento/rede em tempo real. Assim, os especialistas poderão apresentar todo o processo de monitoramento e reparação do problema online.

3-Acessar histórico

Os trabalhadores podem usar dispositivos baseados em RA para escanear os códigos QR anexados em diferentes máquinas para acessar seu histórico de manutenção. Com esses dados, os trabalhadores poderão saber sobre orientações de manutenção, datas de inspeções anteriores, histórico de reparos, entre outros.

Além disso, ajudará as empresas de telecomunicações a realizarem atividades de manutenção de rotina com instruções guiadas. Na verdade, profissionais especialistas em realidade aumentada afirmam que a tecnologia RA com QR permite uma abordagem mãos livres para obter as informações necessárias em tempo real.

4-Auditar

Os dispositivos habilitados para RA permitem que as empresas de telecomunicações realizem auditorias regulares. Além disso, a equipe pode gravar sem esforço o equipamento e detectar possíveis falhas de desempenho usando listas de verificação abrangentes. Os inspetores podem usar fones de ouvido juntamente com a RA para obter dados atualizados e diretrizes para realizar a auditoria de forma eficaz. Mais ainda, a coleta de dados nos headsets RA pode gerar relatórios de auditoria bem mantidos e enriquecidos. Assim, as empresas de telecomunicações podem otimizar seus procedimentos de auditoria com mais precisão com a ajuda da tecnologia RA.

5-Criar registros

As empresas podem usar vários aplicativos RA para criar listas de verificação e coletar informações cruciais no momento da inspeção. Portanto, ajuda as empresas a garantirem que o processo de inspeção inclua cada etapa importante e registre as etapas concluídas em tempo real. A RA pode também ajudar a melhorar a qualidade dos dados, anexando dados de geolocalização ou outras referências visuais que ajudem a melhorar a riqueza da informação, permitindo uma melhor identificação dos equipamentos vs registros. Portanto, o procedimento geral se tornará mais produtivo.

A RA vem marcando presença em todos os setores e negócios devido às suas soluções e aplicações avançadas. E o setor de telecomunicações não é exceção. Além disso, a manutenção de processos, dados de redes e equipamentos neste campo requer grande domínio e hard skills. Em países muito populosos ou com densidade populacional elevada, a RA pode auxiliar imenso na identificação de redes e equipamentos ajudando na agilidade do processo de instalação, manutenção e inspeção. Portanto, a necessidade de uma tecnologia melhor é uma obrigação para permitir que os especialistas desempenhem seu trabalho com eficiência. Nesse cenário, a tecnologia RA parece ser uma solução perfeita.

 *Claudio Sousa é Diretor de Desenvolvimento e Arquitetura da Open Labs

Fonte: Realidade aumentada e telecomunicações: desafios e revolução – Convergência Digital – Opinião (convergenciadigital.com.br)

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