Reprogramando o futuro: como IA e outras tecnologias podem criar um mundo mais sustentável

Por: Kate Domingos – Quando Neo dominou a Matrix, tornou-se capaz de reprogramar toda a sua realidade. O clássico de ficção científica das irmãs Wachowski nos mostra como a tecnologia pode ser usada para construir mundos e transformar o que está por vir. E se todo esse poder fosse direcionado para criar um futuro mais sustentável?

Hoje, isso já está acontecendo. Tecnologias como blockchain, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) estão no centro de uma revolução verde. E, ao contrário do que muitos pensam, essas soluções não estão restritas aos laboratórios high-tech das grandes corporações. Elas estão moldando o futuro de como produzimos, consumimos, rastreamos e investimos.

A transformação também é geracional. Pesquisas da BlackRock, da Accenture e da Universidade de Stanford mostram que os jovens lideram o interesse por investimentos com impacto ambiental positivo. Para Millennials e Gen Z, a associação entre tecnologia e propósito é quase natural — e isso se reflete diretamente na forma como escolhem onde colocar seu dinheiro.

Mas como, na prática, a tecnologia apoia a sustentabilidade?

Tecnologia + Sustentabilidade na prática

Segundo a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o mercado de tecnologias verdes no Brasil cresce acima de 20% ao ano, com destaque para soluções em energia, logística reversa e rastreabilidade. O blockchain, por exemplo, já é usado para rastrear créditos de carbono, garantindo que sejam reais, auditáveis e eficazes — um importante avanço no combate à greenwashing. Já a inteligência artificial tem sido aplicada para antecipar riscos climáticos, avaliar carteiras de investimento e comprovar o alinhamento com critérios ambientais, sociais e de governança (ASG).

Confira na íntegra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo