Em um mundo cada vez mais conectado, a segurança cibernética tem se tornado tão ou mais importante que a segurança no mundo real. Com cada vez mais possibilidades de golpes e fraudes virtuais contra pessoas ou empresas. Uma navegação segura exige bastante atenção para conseguir fugir das armadilhas plantadas por criminosos.
Segundo dados de uma pesquisa da consultoria Fortinet, os brasileiros foram vítimas de mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Já o relatório “Fast Facts”, da Trend Micro, mostrou que o Brasil é o quarto país com mais ataques transmitidos por e-mail no mundo, com pouco mais de 9 bilhões de registros nos primeiros meses de 2022.
Neste cenário, para saber como se proteger das maiores ameaças do mundo virtual, é preciso conhecê-las. Por isso, com ajuda do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (Idesp), separamos os principais ataques cibernéticos tentados no Brasil e quais cuidados podem ser tomados para evitá-los.
Os cinco principais tipos de ataque cibernético
Phishing: Em inglês, essa expressão significa “pesca”, portanto, nesta modalidade de ataque, os criminosos usam uma isca para capturar e roubar os dados das vítimas. Os golpistas disfarçam suas páginas de serviços web confiáveis, como bancos e ou organizações governamentais, para coletar dados pessoais ou bancários.
Depois que as fraudes são realizadas, em geral, os golpistas apagam todos os vestígios das páginas falsas para não serem encontrados. “O ideal é nunca abrir e-mails de remetentes desconhecidos, não clicar em links integrados e desconfiar de URLs incorretas”, recomenda o coordenador do Idesp, Thiago Bordini.
Ransomware: Este tipo de ataque consiste em um código malicioso que restringe o acesso ao sistema infectado, no caso, o computador, tornando os dados inacessíveis. Este golpe é uma espécie de “sequestro de dados”, com a cobrança de um resgate em criptomoedas. Caso o valor não seja pago, esses dados são apagados ou vazados pelos bandidos.
Malware: Este termo é a abreviação em inglês de “malicious software” (software malicioso, em tradução livre). Popularmente conhecidos como vírus, são softwares que podem causar danos intencionais a um computador ou rede. Para evitá-los, é importante não clicar em links desconhecidos e, principalmente, instalar apenas arquivos baixados de fontes seguras.
Spam: Esse tipo de ataque consiste em mensagens não solicitadas enviadas por e-mail ou pelas redes sociais. Em muitos casos, são usados em campanhas de phishing, podendo incluir links maliciosos. Para evitá-los, é importante só clicar em e-mails de listas nas quais você for escrito e sempre denunciar e-mails estranhos como spam.
Botnet: Este tipo de ataque permite que um criminoso tenha acesso a uma rede de computadores, que podem ser usados como “laranjas” para campanhas maliciosas, como envio de spam e ataques DDoS. Para minimizar os riscos desses ataques, é importante estar sempre atento a anúncios suspeitos e manter um software antivírus atualizado.
Fonte: canaltech.com.br