O Ministério da Gestão anunciou nesta quinta, 29/2, que São Paulo é o primeiro estado a aderir ao Conecta Gov.br, sistema de troca automática de dados entre sistemas do governo federal, operacionalizado pelo Serpro.
“O Conecta Gov.br promove a troca automática e segura de informações entre os sistemas para que o cidadão não tenha que reapresentar informações que o governo já possui”, explica o Ministério.
A ideia é disseminar a integração de sistemas entre todos os estados e municípios do país.
“Nosso desejo é que outros estados e municípios busquem a adesão. Esse projeto é um ganho para todas as administrações públicas. Uma das nossas premissas é promover a integração federativa para ampliar a transformação digital e o uso do Conecta Gov.br por outras unidades da federação é fundamental para isto”, diz o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
Lançada em 2020, a plataforma tem atualmente 977 serviços públicos com obtenção automática de informação e já realizou 825 milhões de transações.
Entre as informações disponíveis no Conecta GOV.BR estão as de benefícios previdenciários, Cadastro Base de Endereço (CEP), Cadastro Base do Cidadão (CBC-CPF), CadÚnico , Certidão Negativa de Débitos, situação militar e pessoa com deficiência.
* Com informações do MGI