Há vagas para diversas áreas, incluindo automotiva, eletroeletrônica, gestão, gráfica e mídias digitais, entre outros
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) está com 2,9 mil vagas abertas para cursos gratuitos nas unidades do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Gama, Sobradinho e Taguatinga. A iniciativa é voltada ao aperfeiçoamento e qualificação profissional do brasiliense.
Ao todo, são 2.201 vagas oferecidas pelo programa DF Inova Tech — parceria do Senai-DF com o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF). Há outras 716 vagas vinculadas ao Programa Senai de Gratuidade Regimental. O início das aulas varia de acordo com o curso.
A iniciativa contempla diversas áreas, como automotiva, eletroeletrônica, gestão, gráfica e mídias digitais, tecnologia da informação, vestuário, assistente de recursos humanos, desenhista de Moda, desenhista de produtos gráficos – web design, desenvolvedor de jogos eletrônicos, instalador de sistemas eletrônicos de segurança e mecânico de manutenção em motocicletas.
De acordo com o Senai, os cursos de qualificação profissional buscam inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir a ele uma recolocação profissional, com cargas que vão de 160 a 366 horas-aulas.
Já os cursos de aperfeiçoamento tratam da ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional, com cursos que variam de 20 a 120 horas-aulas. Nas duas modalidades, os concluintes receberão certificados.
Inscrições
Os interessados devem fazer a inscrição pelo site cursos.senaidf.org.br – não foi informado prazo limite para recebimento dos cadastros. Na página, é preciso preencher o formulário com os dados pessoais e anexar cópia do RG (frente e verso).
Um e-mail será enviado ao candidato para confirmar a inscrição. Os pré-requisitos variam conforme o curso, mas terão preferência pessoas de baixa renda.
As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para agendar a efetivação da matrícula, que ocorrerá de forma presencial. A orientação é que o inscrito esteja atento também à caixa de spam do e-mail.
Após o recebimento da mensagem, o prazo para comparecer à escola em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis. No ato da matrícula, é preciso apresentar a versão original e entregar cópias do RG, do CPF e dos comprovantes de residência e de situação escolar (certificado, declaração ou histórico escolar). Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.
Aqueles que já fizeram o cadastro e ainda não foram convocados não precisam enviar os dados novamente, pois a inscrição continua válida. Assim que as turmas estiverem completas, a escola entrará em contato para comunicar sobre o início das aulas.
Fonte: Metrópoles