Em abril, a atividade industrial se desacelerou na comparação com março, comportamento esperado para esse período do ano. Ainda assim, manteve-se acima do registrado em anos anteriores. O emprego industrial manteve-se estável pelo segundo mês consecutivo e totalizou dez meses sem queda.
Destaca-se que, após um longo período de ajuste, os empresários encerraram abril com nível de estoque efetivo próximo do planejado. Desde o início da recuperação da atividade após a paralisação provocada pela pandemia, os estoques industriais caíram seguidamente.
Os estoques atingiram nível crítico em setembro e outubro de 2020 e vinham melhorando, mas até março, permaneceram muito abaixo do planejado. Esse desajuste vem afetando o fornecimento de insumos e matérias-primas e prejudicando a indústria.
Os empresários também mostram maior otimismo, com expectativas de aumento de demanda e perspectivas de mais contratações e de aumento nas compras de matérias-primas.
Acesse o relatório completo e dados por porte da empresa, setor de atividade e região geográfica em www.cni.com.br/sondindustrial.
Fonte: portaldaindustria