TCU cria Núcleo de Inteligência Artificial (IA) para processos e redução de funcionários

O Tribunal de Contas da União criou o Núcleo de Inteligência Artificial (NIA), com objetivo de orientar e fomentar o uso responsável e ético da tecnologia nas atividades da Corte de Contas. O foco da iniciativa é aumentar da eficiência de processos de trabalho e otimizar a entrega de resultados.

Essa nova equipe passa a integrar a Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital (Setid) do Tribunal e tem como missão desenvolver e implementar soluções de inteligência artificial que possam contribuir para a melhoria da gestão pública e do atendimento ao cidadão, diante dos novos desafios surgidos com a popularização dessa tecnologia.

Um dos benefícios esperados com a ampliação do uso de inteligência artificial e aprendizagem de máquina (diretriz corporativa do eixo Tecnologia da Informação) é fazer frente à diminuição da força de trabalho no TCU, permitindo que a instituição tenha ganhos de qualidade com alta produtividade em áreas de maior demanda de controle externo, como instrução de tomada de contas especial e de atos de pessoal.

Para o TCU, a capacidade dos sistemas de IA em automatizar processos complexos, detectar padrões em grandes volumes de dados, realizar previsões com alta precisão e até mesmo tomar decisões de forma autônoma estão diretamente relacionadas a atividades de controle externo. 

“O uso da IA pode trazer benefícios para diversas áreas e setores, como saúde, educação, segurança, meio ambiente, entre outros, com significativos ganhos em eficiência, produtividade e qualidade. Diante desse cenário, o Tribunal busca o máximo aproveitamento das potencialidades e benefícios da IA, projetando um crescimento exponencial do seu uso dentro da Corte de Contas nos próximos anos”, diz o TCU. 

Segundo a Portaria-Setid nº 2/2023, que instituiu o Núcleo de Inteligência Artificial no âmbito do TCU, entre suas competências estão:

– Atuar na recomendação, pesquisa, avaliação, definição, tomada de decisões e no fornecimento de novas soluções que são ou possam ser providas por inteligência artificial;

– Auxiliar na orientação aos usuários do Tribunal sobre o uso dos serviços de inteligência artificial;

– Promover e apoiar iniciativas de comunicação, disseminação, adoção de boas práticas e lições aprendidas pelas equipes de projetos no uso de soluções relacionadas à inteligência artificial;

– Prover, em conjunto com as demais unidades da secretaria, soluções de mineração de dados, aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural, entre outros métodos de análise de dados; e

– Normatizar os padrões de uso dos serviços de inteligência artificial.

Compõem a equipe do NIA profissionais capacitados e multidisciplinares, que guiarão as unidades do TCU em projetos envolvendo as mais modernas técnicas e ferramentas de IA. O núcleo também tem o propósito de promover uma cultura de inovação e aprendizado contínuo sobre inteligência artificial no Tribunal. Para isso, o NIA viabilizará a oferta de cursos, palestras, workshops e outras atividades de capacitação e disseminação de conhecimento e boas práticas para a aplicação de IA, visando o uso responsável e ético dessa tecnologia, além de contribuir para que a aplicação da IA esteja alinhada aos valores organizacionais do TCU.

* Com informações do TCU

Fonte: TCU cria Núcleo de Inteligência Artificial (IA) para processos e redução de funcionários – Convergência Digital – Inovação (convergenciadigital.com.br)

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