Tecnologia de reconhecimento facial reforça segurança em eventos públicos de SC

Sistema de monitoramento permite a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto

A Segurança Pública de Santa Catarina ganhou reforço neste Carnaval com o uso de tecnologia. Um estudo de viabilidade técnica para a implementação do que há de mais moderno em reconhecimento facial começou a ser colocado em prática em Florianópolis durante os dias de folia e alcançou resultados positivos: foram identificadas 13 pessoas com mandado de prisão e 15 com registro de desaparecidas por parte de familiares.

Já na abertura do Carnaval da Capital, no bloco Berbigão do Boca, a Polícia Militar de SC prendeu um homem com mandado de prisão ativo no Largo da Alfândega, onde ocorria a festa. A identificação foi feita pelas câmeras do sistema da SSP, permitindo uma abordagem rápida e segura da guarnição presente no local. O suspeito foi conduzido para os procedimentos legais.

O sistema de monitoramento é baseado em uma tecnologia desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). Com ele, câmeras de segurança são instaladas em pontos estratégicos da cidade, integradas a uma plataforma para consultar os registros com restrições validadas no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) e Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), permitindo a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto.

Confira na íntegra.
Foto: SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo