Estudo aponta que a IA será responsável por um aumento de 40% da produtividade do setor corporativo nos próximos quinze anos
A inteligência artificial não é mais uma projeção para o futuro. Ela está aqui e cresce em ritmo acelerado, ocupando cada vez mais lugares na rotina. São máquinas desenvolvidas com capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e inferência. Ou seja, são dispositivos que aplicam regras lógicas a um conjunto de dados, aprendem com seus resultados, reconhecem padrões visuais, sensoriais e de comportamento e aplicam o raciocínio nas situações do cotidiano.
Áreas como medicina, arquitetura e construção civil se beneficiam da evolução constante dos softwares, mas o impacto da ciência da computação já chegou também em muitas casas, através da automação residencial, e no ambiente corporativo. Nas empresas, as vantagens da tecnologia impactam diretamente nos resultados e nos lucros.
Segundo levantamento realizado pela Accenture, empresa global de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, a inteligência artificial nas empresas será responsável por um aumento de 40% da produtividade nos próximos quinze anos, isto é, quem almeja crescer com o mercado deve abrir as portas para a IA.
Com artifícios como computação gráfica, robótica, impressão 3D, drones e realidade virtual, a inteligência artificial tem tudo para acelerar processos de produção, otimizar tempo, minimizar erros e falhas e ainda evitar o temido retrabalho.
Conectada aos avanços do setor, a Intelbras, que há 45 anos oferece soluções inovadoras em segurança, redes, comunicação e energia, conta com inteligências capazes de se conectar ao CFTV – Circuito Fechado de Televisão -, aumentando a efetividade do monitoramento e corrigindo problemas causados por limitações humanas.
Inteligência artificial é sinônimo de segurança e controle
Dentro e fora das empresas, proteção e controle são fundamentais. Por isso, contar com sistemas inteligentes garante mais segurança, monitoramento constante sem perda de qualidade e aumenta a capacidade de análise preditiva.
O Software Defense IA, da Intelbras, é flexível e escalável e gerencia de forma unificada os equipamentos de segurança eletrônica. Ele permite integrar câmeras, gravadores e controles de acesso com reconhecimento facial, leitura de placas e até contagem de pessoas para administração de fluxo.
Com uma câmera inteligente, por exemplo, é possível desenhar uma linha virtual na imagem detectada e, caso um objeto cruze essa barreira invisível, o sistema reporta ao operador exatamente o que foi detectado.
A Cidade Pedra Branca, bairro modelo localizado em Palhoça, conta com as soluções em segurança e inteligência artificial da Intelbras: câmeras de alta definição com visão panorâmica; câmeras que permitem a contagem e identificação de pessoas; sensores com captação de placas de veículos; soluções para busca forense e inteligências com reconhecimento facial.
Além de aumentar a sensação de segurança aos moradores e visitantes, essas tecnologias diminuem o tempo de resposta em casos de delitos e infrações e garante a tomada de ações preventivas.
Outro diferencial do Software Defense IA é a praticidade, já que por ser mais leve e intuitivo exige menos servidores, licenças e treinamentos.
Grandes espaços, alta tecnologia
Em ambientes com intenso fluxo de pessoas, como lojas, shoppings e aeroportos, a inteligência artificial pode atuar em diversos campos simultaneamente. Um sistema de vigilância inteligente pode detectar aglomerações com mapas de calor e realizar medição de temperatura com câmeras térmicas.
O Floripa Airport utiliza a inteligência artificial da Intelbras nos procedimentos de desembarque de passageiros, realizando a aferição da temperatura e o uso da máscara de proteção de até 15 pessoas ao mesmo tempo.
Controle de estoque e otimização de estratégias
Em lojas, é possível identificar o volume de circulação dos ambientes, analisar os corredores menos acessados e, com isso, controlar os produtos que estão em alta e em baixa para reposição. Com as funções de mapa de calor e contagem de pessoas, a Intelbras permite que as empresas gerem relatórios mais assertivos, desenvolvam ações de marketing personalizadas e auxiliam no gerenciamento de espaços em casas de espetáculos, estádios e afins.
Atitudes suspeitas em empresas públicas e privadas
O sistema de vigilância da Intelbras usa a inteligência artificial para identificar indivíduos com comportamentos suspeitos, rondando bancos, caixas eletrônicos e estacionamentos. Quando captada a ameaça, os operadores enviam uma equipe ao local imediatamente para contenção de riscos de forma preventiva.
Fonte: nsctotal.com.br
Imagem: A tecnologia é uma aliada do presente e tem revolucionado o mercado em diferentes setores (Foto: Freepik)