Transformação digital deve ser encarada como uma jornada e não como um fim em si mesmo

As empresas não podem encarar a transformação digital apenas como algo a ser conquistado, com um fim em si mesmo, mas como uma jornada dinâmica e as equipes devem estar prontas para aprender com os erros e corrigir a sua trajetória em um processo contínuo. Esta é a opinião de Anderson Barcat, executivo de Desenvolvimento e Negócios da OAT Solutions, especializada em engenharia de software, consultoria e capacitação em metodologias ágeis, que há mais de 15 anos contribui com as empresas em suas jornadas rumo à transformação ágil e digital.

Barcat explica que a sua abordagem está amparada na observação sobre os projetos de transformação adotados por empresas de vários segmentos, que buscam a digitalização de seus processos de negócios para atingir os resultados estabelecidos pela alta direção, mas que enfrentam a volatilidade dos negócios e inúmeros desafios para chegar aos resultados esperados.

A pandemia da Covid-19 é citada pelo executivo como uma “pedra” que surgiu no caminho da maioria das empresas, as quais sofreram muito para dar respostas à altura da exigência da realidade. “Muitas empresas reconhecidas como ”disruptivas” acabaram ficando pelo caminho, outras tiveram que virar uma chave e migrar para outro mercado. Os exemplos são muitos e devastadores.”, afirma ele.

Na avaliação de Barcat, as empresas devem se preparar para a volatilidade dos negócios de hoje, impulsionada pela inovação digital, e destaca que, à medida que os objetivos dos negócios evoluem, as estratégias devem amadurecer e acompanhar a evolução da competitividade e dos negócios. “Por esta razão, as organizações devem investir na capacitação de suas equipes e nas melhores ferramentas para garantir melhorar a experiência do usuário, aumentar a velocidade de execução e reavaliar continuamente os processos de gerenciamento de mudanças”, afirma Barcat. “As equipes de TI e DevOps acabam se tornando parte vital para esta mudança, sendo solicitadas – assim como toda a organização – convidadas a ajustarem as suas estratégias para garantir a entrega contínua com mais rapidez”, acrescenta.

De acordo com o relatório de benchmark de conectividade 2020 MuleSoft – https://www.mulesoft.com/lp/reports/connectivity-benchmark -, que entrevistou mais de 800 líderes de TI em todo o mundo, as pressões sobre as equipes estão se intensificando à medida que as demandas dos projetos aumentam e a TI e operações estão gastando mais tempo para manter o status quo do que na entrega de experiências integradas. Se para avançar com a transformação digital as equipes precisam de soluções inovadoras que aceleram as entregas e aumentem o valor para o cliente, a alternativa, segundo Anderson Barcat, é conduzir a transformação a partir da capacitação de suas equipes e apoiar os projetos com a automação dos processos com base nas melhores ferramentas.

Oportunidade para aprender com os líderes da agilidade

Nos dias 23 e 24 de junho, o OAT Atlassian Days Brazil vai reunir os maiores especialistas nacionais e internacionais da agilidade para compartilhar seus conhecimentos em mais de 16 horas de conteúdo gratuito com foco na aceleração digital e melhoria contínua nas empresas.

A jornada de aprendizado terá tradução simultânea e abordará vasto conteúdo nas áreas como Agilidade em Escala, Nuvem, Open DevOps, Gerenciamento e Automação de Testes, além de representantes de empresas brasileiras que vão revelar como superaram grandes desafios com agilidade e como estão acelerando seus negócios.

A programação é dedicada aos profissionais que desejam impulsionar sua carreira nas áreas de desenvolvimento de softwares, gestão de TI e Negócios em busca de novos conhecimentos e de compartilhamento de experiências na aplicação de diversas soluções do ecossistema Atlassian e seus parceiros tecnológicos, que também estarão representados na jornada de aprendizado.

A lista de especialistas internacionais convidados, estão:

Raj Sehmi, Customer Success Specialist da Refined

André Palma, Channel Manager da Atlassian

Chris Meijer, Product Marketing da Avisi Apps

Laura Campbell, Head de Marketing da Elements – Apps for Jira e Confluence

Flora Romeno, Product Expert da Tempo Software

Nicholas Ellis, Customer Support da  ALMWorks

Adam Sandman, CEO da Inflectra

Jose Lobo, Pre-Sales Engineer da  Exalate

Sed Sidbury, Senior Product Marketing Manager da Adaptavist

Kelsey LaMastres,  Product Marketing Manager da Appfire

Mohamad Al Haj, Head of ADD, da Infosysta

Colin Helke, US Consultant da Founder da Seibert/Media

O time da OAT Solutions será representado por Kassia Moura, Sérgio Silva, Rodrigo Kondo, José Comprade Júnior e Álvaro D’Alessandro.

Segundo Anderson Barcat, o OAT Atlassian Days Brazil irá reunir centenas de profissionais de TI e Negócios que buscam atualização em temas relacionados à Transformação Ágil, incluindo DevOps, Scrum, Lean, Testes Ágeis e Business Agility, entre outros, e “será uma ótima oportunidade para que os profissionais possam aumentar seus conhecimentos a partir da interação com os líderes da agilidade com atuação em vários países, em mercados fortemente impactados pelas mudanças da Era Digital. Será uma oportunidade para debater, aprender e compartilhar conhecimento para o trabalho em equipe”, comenta o gerente de negócios da OAT Solutions.

Inscrições gratuitas https://oatsolutions.com.br/atlassianday/

Fonte: Tiinside

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Copyright © 2020 Brasília Mais TI