Segundo dados da pesquisa da Kantar Ibope Media, realizada entre 16 a 19 de março deste ano, para 77% da população, a TV aparece como o meio mais confiável para se obter informações sobre o coronavírus (Covid-19)
A cada dia a TV aberta ganha mais protagonismo. Desde março, quando os casos da Covid-19 se espalharam por todo o país, são os canais abertos que desempenham o papel de informar a população diariamente. Para se ter uma ideia da importância desses veículos de mídia, de acordo com dados do Kantar Ibope Media, a quantidade de aparelhos ligados das 7h à meia-noite aumentou 10% nos meses de janeiro a maio deste ano, quando comparado ao mesmo período em 2019. Isso quer dizer que cada brasileiro assistiu a 5h25 de TV aberta em 2020; no ano passado, a média foi de 5h12.
Para atender o público que carece de informações verídicas e atualizadas, as emissoras tiveram que se readequar a este momento ímpar. O jornalismo, com prestação de serviço, se tornou ainda mais importante. Programas e boletins especiais foram criados para dar conta de notícias que chegam de diversos países.
“Graças à TV aberta, que tem um alcance de 98% do território nacional, as informações têm sido passadas de forma clara e precisa – tudo o que este momento requer para evitarmos o pânico”, afirma José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).