Cursos de curta duração são gratuitos e serão realizados no Brasil e na Argentina; prazo para inscrição se encerra na terça-feira (2/9)
As inscrições para dois dos cursos oferecidos pelo Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO), que tem o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como sede no Brasil, se encerram na próxima terça-feira (2/9).
Os cursos são gratuitos e serão oferecidos no formato presencial. Um será em Pelotas (RS) e outro em San Juan, na Argentina. Podem se inscrever brasileiros e graduados em outros países da América Latina, conforme o quantitativo de vagas para cada nacionalidade.
O CABBIO é um programa de integração regional que tem o objetivo de consolidar os laços de cooperação entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai, por meio da ampliação das bases de conhecimento, no âmbito da biotecnologia.
Veja os detalhes de cada curso:
Uso de micro-organismos como agentes de biocontrole e promotores de crescimento de plantas em safras – O curso será ministrado no Instituto de Biotecnologia da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de San Juan, na Argentina.
No total, são oferecidas 10 vagas, sendo duas para brasileiros. Podem se candidatar graduados em Química, Agronomia, Bioquímica e Biologia.
O curso terá duração de 80 horas. As aulas serão ministradas de 17 a 28 de outubro.
O objetivo do curso é oferecer aos participantes análise crítica de estratégias de controle de doenças para o manejo sustentável dos sistemas de produção agrícola, fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre estratégias de seleção de microrganismos de biocontrole e/ou promotores de crescimento de plantas. Os participantes também serão treinados para identificar agentes de controle biológico com base em seu mecanismo de ação, nicho ecológico e eficiência, e reconhecer métodos de caracterização e seleção de microrganismos de biocontrole e promotores de crescimento vegetal, entre outros conhecimentos.
Prazo de inscrição: 2 de setembro.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/CQmkCDfP8XsQknMD6
VI Curso de vacinologia reversa: clonagem, expressão e avaliação de antígenos recombinantes – O treinamento será realizado presencialmente no Centro de Desenvolvimento Tecnológico- Biotecnologia – Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul.
São oferecidas 15 vagas, sendo seis para brasileiros. O curso será realizado de 17 a 21 de outubro.
Serão 40horas/aula, sendo 60% para as atividades práticas. A programação inclui palestrantes da UFPEL e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da Argentina com ampla experiência na área de vacinologia humana e veterinária.
O objetivo é aprofundar os princípios das técnicas de Biologia Molecular e das suas aplicações na área de vacinologia reversa, complementado os conhecimentos nesta área inovadora.
O público-alvo são alunos de mestrado ou doutorado com interesse específico na área de vacinologia, incluindo análise de genomas de microrganismos, clonagem e expressão heteróloga de proteínas, e utilização destas na formulação de vacinas recombinantes. Os candidatos com pelo menos um ano de experiência na execução do projeto de dissertação ou tese em tema relacionado ao curso terão preferência.
Prazo de inscrição: 2 de setembro.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/NsmyGfcKSRykJEFJ9
Fonte: www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/08