União da saúde com a tecnologia salva vidas

Por: Ademar José de Oliveira Paes Junior

Transformação é palavra inseparável da medicina e da saúde, que continuamente se adaptam e evoluem junto à sociedade e suas necessidades. Nessa trajetória, certamente a tecnologia é responsável pelas mais importantes e impactantes mudanças na assistência médico-hospitalar de todos os tempos, salvando vidas e permitindo uma crescente longevidade em todo o mundo.

São incontáveis os avanços no diagnóstico e no tratamento de doenças, na prevenção e na promoção do bem-estar físico e mental. A velocidade dessas mudanças também torna inimaginável o que ainda está por vir quando ciência, técnica, processos de inovação, ferramentas digitais e inteligência artificial unem forças e conhecimento.

Ao mesmo tempo, o business intelligence voltado ao mercado de saúde avança rapidamente, exigindo atualização e investimentos do setor. E o potencial do mercado também parece ser sem limites. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciam que as atividades de saúde na renda gerada no país saltaram de 6,1% do PIB, em 2010, para 9,2% na atualidade.

Também segundo o IBGE, o número de empregos em atividades relacionadas à saúde passou de 5,2 milhões para 6,5 milhões na última década. Isso é possível com gestões centradas na inteligência de dados, em instrumentos que melhoram resultados para os pacientes, que otimizam serviços, reduzem desperdícios e ampliam a qualidade.

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) conhece de perto essa nova saúde e é porta-voz da nova realidade, na qual a tecnologia é entendida como aliada, não apenas na resolução de problemas, mas especialmente na relação de confiança e segurança junto àqueles que buscam a assistência.

Por isso, há cinco anos realiza o Summit ACM, principal fórum de integração entre saúde e tecnologia, reunindo não apenas médicos, mas os demais profissionais da saúde, CEO’s e lideranças de diversos setores. Neste ano, o evento acontece nos dias 3 a 5 de novembro e vai tratar de temas imperdíveis, como inovação, telemedicina, 5G, internet das coisas, startups, sistemas, gestão e soluções em saúde.

Essa é uma das formas da mais antiga entidade médica catarinense mostrar, aos 85 anos de atividades, toda a sua capacidade de inovar e de integrar ideias para ajudar a transformar o mundo à sua volta, com mais saúde e vida.

Fonte: ndemais – União da saúde com a tecnologia salva vidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Editais
Mateus Sena

Empresa de TI abre 90 vagas

A Softtek, empresa latino-americana de TI, está com 90 vagas abertas no Brasil, incluindo posições afirmativas para profissionais PcD (Pessoa

Leia Mais

Copyright © 2020 Brasília Mais TI