Após 60 dias de uso, duas eSprinters filtraram 6,4 kg de poeira fina do ar
Todos os automóveis, independente da motorização, causam um problema em comum nas ruas: a dispersão de poeira fina e partículas tóxicas que saem dos freios. Apesar de ainda não existir uma solução definitiva para o problema, algumas empresas estão de olho em algo que pode funcionar.
A Mercedes-Benz e a Audi, por exemplo, firmaram uma parceria com a fornecedora de peças Mann + Hummel para criar um filtro de partículas capaz de “limpar o ar”, coletando esse material nocivo do ambiente. O componente fica instalado na parte frontal dos veículos e funciona basicamente como um sistema de filtragem de ar residencial.
A divisão de vans comerciais da Mercedes firmou uma parceria com os correios da Áustria para testar a novidade no mundo real. O serviço de entregas está usando desde agosto duas eSprinter equipadas com filtros de partículas.
A ideia é ver na prática como o sistema pode ajudar a melhorar a qualidade do ar em Graz, no sul do país. Os dois veículos totalmente elétricos circulam em rodízio todos os dias pelo centro da cidade. Até então, a dupla já percorreu cerca de 6,4 mil km nas suas rotas de entrega.
Os resultados iniciais são animadores. Segundo a montadora alemã, após 60 dias de uso, as duas eSprinters capturaram 6,4 kg de poeira fina do ar, partículas que teriam provavelmente entrado nos pulmões dos pedestres. O resultado final dos testes serão divulgados em meados de 2023.
A Audi também implantou um sistema semelhante em um protótipo do E-Tron. Seu sistema funciona em dois modos: em movimento, o carro elétrico filtra o ar passivamente. Já no carregamento, o ventilador na dianteira do veículo é acionado para transportar o ar ambiente através dos filtros.
Imagem principal: Mercedes-Benz/Divulgação
Fonte: olhardigital.com.br/2022/12/07