O congestionamento no trânsito e a poluição são dois vilões que precisam de soluções inovadoras para serem resolvidos de vez. O UILA, um veículo elétrico impresso em 3D que combina uma bike com um automóvel ultracompacto, promete se firmar como uma alternativa de meio de transporte sustentável no futuro.
A ideia é oferecer uma alternativa para rodar em ambientes urbanos lotados. Para isso, o modelo oferece o mesmo conforto e a conveniência de um carro, incluindo a capacidade de levar carga e mais um passageiro, mantendo a praticidade e agilidade de uma bicicleta elétrica.
O híbrido de e-bike e carro foi apresentado este mês pela nFrontier, uma startup de mobilidade alemã. Um protótipo totalmente funcional foi mostrado no evento Formnext 2022. Descrito como um novo “dispositivo urbano”, o modelo mede 230 cm de comprimento, 170 cm de altura e 90 cm de largura.
eu tamanho compacto permite se deslocar tanto em ciclovias como no trânsito, atingindo, segundo a fabricante, até 70 km/h de velocidade máxima.
O UILA pesa 70 kg e pode transportar uma carga útil máxima de 250 kg, algo raro entre as e-bikes. O modelo de quatro rodas vem equipado com propulsão elétrica, volante, marcha à ré e capota (também impressa em 3D).
O veículo é operado por um pedal com cinco modos de assistência, ou seja, o condutor deve sempre pedalar ainda que suavemente para manter o veículo funcionando. Não há um modo de condução totalmente elétrico usando apenas o motor.
Direção autônoma a bordo
A nFrontier diz que o modelo possui uma central multimídia que pode ser conectada com o smartphone dos usuários. Outro destaque são as funções de direção autônoma. O condutor pode “chamar” a bicicleta utilizando um app dedicado para que ela venha literalmente te buscar, tudo remotamente.
“O UILA não está apenas mudando radicalmente a maneira como nos deslocamos, mas também fornece uma solução de mobilidade verdadeiramente sustentável e revolucionária. Ao mesmo tempo, oferece um conjunto de funções e recursos digitais, superando em muito os padrões atuais da indústria de bicicletas”, disse o CEO da nFrontier, Daniel Buening. “É a nossa resposta a alguns dos desafios mais prementes de nosso tempo, a mudança climática e a atual crise de energia”, acrescentou.
Do ponto de vista legal, o veículo será considerado uma bicicleta elétrica na Europa. A nFrontier espera lançar a novidade na Alemanha até 2024. O preço final ainda não foi anunciado.
Enquanto a maioria dos carros elétricos (mesmo os compactos) são mais caros, o UILA também seria uma opção mais acessível por usar a impressão 3D, que reduz os custos de produção e prazos de entrega, bem como o desperdício durante as etapas de produção, destaca a startup.
A nFrontier planeja vendê-lo com velocidade máxima limitada a 25 km/h no Velho Continente, uma regra importante para não depender de mais licenças. O 3D Printing Nerd mostra o veículo em ação no vídeo abaixo.
Via: Designboom, 3D Printing Nerd
Fonte: olhardigital.com.br/2022/11/28/