Open Source o futuro do software

Por Ashley Wolf* – Da indústria automotiva à saúde e à tecnologia climática, as empresas contam com o software open source como um esqueleto invisível que possibilita futuras inovações. E por trás desses desenvolvimentos estão milhões de indivíduos que compõem a comunidade global de open source, um grupo de pessoas desenvolvedoras e entusiastas que colaboram e compartilham conhecimento abertamente.

Um exemplo disso é o Brasil, que abriga a terceira maior comunidade de pessoas desenvolvedoras fora dos Estados Unidos. Com quase 1 milhão de novas pessoas desenvolvedoras brasileiras que ingressaram no GitHub em 2022, ficou claro que a região não é mais apenas uma consumidora de tecnologia, mas também um player essencial na indústria de desenvolvimento de software.

Para sustentar esse crescimento e promover a inovação, organizações e beneficiários do open source precisam se concentrar em sua colaboração com a comunidade. De acordo com um estudo da Tidelift, apenas 15% das organizações estão extremamente confiantes em suas práticas de gerenciamento de open source, mas uma pesquisa da RedHat mostrou que 80% esperam aumentar o uso de software de open source corporativo para tecnologias emergentes.

Para preencher essa lacuna e manter o número de pessoas desenvolvedoras, mantenedoras e colaboradoras, aqui estão três maneiras pelas quais as empresas brasileiras podem aumentar a participação e engajamento com a comunidade open source:

1. Entenda o engajamento e os processos da organização com software open source

A falta de processos pode inibir as pessoas de realizar contribuições nas etapas iniciais de projetos em open source. Por exemplo, de acordo com o estudo Tidelift mencionado anteriormente, 61% das empresas têm um processo formal de aprovação para a introdução de novos componentes de open source. Entretanto, a solicitação para utilizá-los em grandes organizações pode ser demorada, geralmente levando uma semana ou mais.

As empresas podem tornar mais fácil para que profissionais de desenvolvimento liberem o código-fonte aberto, fazendo esforços para transformar tudo o que for possível em open source, e assim também se beneficiarão da criação de diretrizes mais leves para a criação desses tipos de projetos. Na verdade, isso acelerará o processo de aprovação e ajudará a determinar o que significa boa manutenção e governança.

2. Gerencie a participação de sua empresa em software open source e forneça estruturas por meio de um OSPO

Se entender o trabalho atual e configurar processos é o primeiro passo, criar um Escritório de Programas de Open Source (OSPO) pode ajudar a impulsionar o crescimento em torno dos processos. Um OSPO trabalha de forma multifuncional em toda a empresa para reduzir possíveis barreiras entre departamentos como jurídico, RH, engenharia e segurança.

Startups e grandes empresas de tecnologia, serviços financeiros e acadêmicos podem criar escritórios de programas para ajudar a gerenciar o open source em escala, o que também pode, como resultado, aumentar a confiança organizacional no open source e reduzir o atrito da pessoa desenvolvedora.

Todos os tipos de profissionais criam OSPOs; pessoas desenvolvedoras, engenheiras e gerentes de programas lideraram programas e tomaram a iniciativa de iniciá-los. O TODO Group é um exemplo de uma rede que é um ótimo recurso público para começar, pois fornece estudos de caso, guias, instruções e pesquisas para apoiar as organizações que estão estabelecendo um OSPO.

3. Apoie as pessoas desenvolvedoras e a comunidade open source por meio de patrocínios e investimentos

Como o mundo está se tornando cada vez mais dependente do open source, todos têm a responsabilidade de retribuir à comunidade. Esse apoio ajuda a levantar todos os esforços da comunidade em geral. Por exemplo, durante as recentes vulnerabilidades da cadeia de suprimentos de software, como o Log4j, muitas pessoas desenvolvedoras de open source dedicaram seu próprio tempo e recursos para resolver correções para a biblioteca de códigos da qual muitas empresas dependiam. Por isso, merecem reconhecimento e apoio para este trabalho.

Nenhum primeiro passo é pequeno demais – fornecer patrocínios para os projetos e pessoas desenvolvedoras das quais sua empresa depende é um ótimo lugar para começar, pois abrirá uma conversa com a comunidade. Com muitas opções disponíveis, como Outreachy, Open Collective, GitHub Sponsors e várias fundações como Linux Foundation, OpenJS e muito mais, o suporte ao open source está mais fácil do que nunca.

Os projetos em open source alimentam nossos principais sistemas de software e a economia global, mas é uma via de mão dupla. As empresas que dependem da comunidade precisam incentivar e colaborar mais com pessoas desenvolvedoras, mantenedoras e colaboradoras para criar em conjunto software que ofereça inovação.

Ao implementar uma estratégia open source em suas empresas, as organizações brasileiras podem entregar experiências excepcionais em ritmo acelerado, engajar a comunidade de profissionais do desenvolvimento de software, apoiar os projetos que mais importam para elas e contribuir para o futuro do software, juntos.

Ashley Wolf é diretora de open source do GitHub

Fonte: Open Source o futuro do software – Convergência Digital – Opinião (convergenciadigital.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Copyright © 2020 Brasília Mais TI