Pneu de bicicleta com tecnologia da Nasa não fura e dura ‘para sempre’

Chamada de Metl, os pneus sem ar são feitos de nitinol, uma liga que estica como borracha, mas é forte como titânio

O primeiro pneu de bicicleta feito de nitinol, uma liga de níquel e titânio flexível desenvolvida pela Nasa, está mais perto de chegar ao mercado nos Estados Unidos.

O produto chamado Metl muda de forma para suportar condições adversas como calor intenso, não fura e promete durar a vida toda. Pelo menos essa é a promessa do fabricante, a The Smart Tire Company.

Como funciona o pneu de bike ‘indestrutível’

  • Cada pneu pesa 400g e possui bobinas coloridas ou transparente.
  • Segundo a empresa, eles são “fáceis de instalar” em bicicletas comuns de estrada.
  • Apesar da construção em liga metálica com memória, os pneus proporcionam aderência graças a uma banda de rodagem integrada capaz de rodar por quase 13 mil km, diz o fabricante.
  • A eventual troca da banda de rodagem custa US$ 10 por pneu.
  • Os pneus de bicicleta Metl oferecem um “passeio leve e suave, com manuseio e durabilidade superiores”, afirma a The Smart Tire Company.

Imagem: Divulgação/The Smart Tire Company

Quanto custa?

Por enquanto, o pneu inovador está sendo vendido apenas pela plataforma de financiamento coletivo Kickstarter e ainda não chegou ao varejo. Um par sai por US$ 500, ou R$ 2.445 na cotação atual sem adição de impostos. 

Segundo o TheVerge, o valor é quase dez vezes mais caro que pneus de bicicleta comuns vendidos no mercado americano. O produto também será oferecido em pacotes pré-montados em aros de alumínio ou carbono, neste caso o valor sobe ainda mais para US$ 1.300 e US$ 2.300, respectivamente.

As entregas devem começar apenas em junho de 2024. Dependendo do resultado das campanhas de financiamento, a The Smart Tire Company promete lançar mais versões do Metl em diferentes tamanhos, larguras e também adaptados para eBikes e mountain bikes.

Fonte: Pneu de bicicleta com tecnologia da Nasa não fura e dura ‘para sempre’ (olhardigital.com.br)
Um protótipo do pnel Metl com bobina transparente de nitinol. Imagem: Divulgação/The Smart Tire Company

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