ANS incorpora nova tecnologia ao Rol

Pacientes com insuficiência renal crônica passam a ter mais uma opção de tratamento coberto na saúde suplementar

Em reunião extraordinária realizada na terça-feira 5/3, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a incorporação de uma nova tecnologia ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Trata-se da Diálise Peritoneal Automática (DPA), uma opção de tratamento para pacientes que apresentam insuficiência renal crônica. 

A sugestão de incorporação da DPA foi submetida diretamente à ANS, tendo passado pelas 24ª e 26ª reuniões técnicas da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), realizadas em dezembro de 2023 e em fevereiro de 2024, respectivamente, e pela Consulta Pública 123, bem como pela análise técnica, que utiliza metodologia de avaliação de tecnologias em saúde.  

Uma particularidade a ser observada em relação a esta proposta é que se tratou de uma submissão via FormRol (sistema da ANS para recepção de propostas de atualização do Rol) feita por uma pessoa física – uma nefrologista, profissional atuante na prática clínica e professora universitária, que vislumbrou os ganhos assistenciais que a tecnologia traria e organizou as informações em formato de dossiê e realizou a submissão dentro das regras previstas na RN nº 555/2022. 

Assim, a Diálise Peritoneal Automática passa a ter cobertura obrigatória na saúde suplementar, de acordo com as diretrizes de utilização, a partir de 01/04/2024, conforme previsto na Resolução Normativa nº 600/2024.  

Sobre o rol  

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde conta com tecnologias disponíveis aos beneficiários entre terapias, exames, procedimentos e cirurgias, atendendo às doenças listadas na Classificação internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: ANS incorpora nova tecnologia ao Rol – gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Artigos
admin

O Varejo brasileiro na mira do cibercrime

Por Denis Furtado* – O setor varejista brasileiro navega em um mar de oportunidades, impulsionado pelo e-commerce e pela digitalização. Essa transformação exige

Leia Mais

Copyright © 2020 Brasília Mais TI