Boston Dynamics apresenta nova versão elétrica de seu robô humanoide Atlas

Segundo a empresa, o robô foi projetado para aplicações do mundo real, por isso, ficou mais robusto e com maior amplitude de movimento

Boston Dynamics aposentou a versão hidráulica do seu robô humanoide Atlas e apresentou um novo modelo elétrico. A empresa explicou que o novo modelo foi projetado para aplicações do mundo real, por isso, ficou mais robusto e com maior amplitude de movimentos em comparação com as gerações anteriores.

O robô também teve o design totalmente renovado. O torso pesado, as pernas arqueadas, a armadura revestida e os cabos expostos do antigo Atlas se foram e deram lugar a um visual mais moderno e, ao mesmo tempo, suave.

Em comunicado, a empresa relatou que as primeiras unidades do novo Atlas serão entregues à montadora Hyundai: “A equipe da Hyundai está construindo a próxima geração de fabricação automotiva e servirá como um campo de testes perfeito para novas aplicações do Atlas. Nos próximos meses e anos, estamos entusiasmados em mostrar o que o robô humanoide mais dinâmico do mundo pode realmente fazer – no laboratório, na fábrica e nas nossas vidas”.

Um vídeo de apresentação do modelo dá uma ideia do que ele é capaz. O teaser começa com ele deitado de bruços. Em seguida, o robô dobra as pernas na altura dos joelhos e as movimenta em direção ao quadril. Depois, ele se levanta, ficando de costas para a câmera. Ele, então, gira a cabeça 180º, dá uma caminhada e vira o tronco. Por fim, faz o mesmo movimento para o outro lado.

“Construímos um conjunto de atuadores personalizados, de alta potência e muito flexíveis na maioria das juntas”, disse Rober Playter, CEO da Boston Dynamics, em entrevista ao portal TechCrunch. “Essa é uma enorme amplitude de movimento. Isso realmente reúne o poder de um atleta de elite neste pequeno pacote, e usamos esse pacote em todo o robô.”

O executivo acrescentou que o Atlas elétrico, mais ágil e com melhor capacidade de manobra, será capaz de realizar uma série de movimentos que as pessoas não conseguem. “Haverá usos muito práticos para isso.”

Outros pontos de destaque do robô são as mãos e a cabeça. Em relação ao primeiro quesito, Playter disse o seguinte: “Quando você enfrenta o mundo com atuadores, precisa estar preparado para confiabilidade e robustez. Então, nós os projetamos com menos de cinco dedos para tentar controlar sua complexidade. Continuamos a explorar gerações deles. Queremos uma preensão compatível, adaptando-se a uma variedade de formas com detecção avançada a bordo, para que você entenda quando estiver em contato”.

A cabeça, por sua vez, é tela grande e redonda. “Foi um dos elementos de design com o qual nos preocupamos bastante”, comentou o executivo. “Todo mundo tinha uma espécie de forma humanoide. Eu queria que fosse diferente. Queremos que seja amigável e aberto. Ele fornece uma paleta para uma exibição. Claro, existem sensores enterrados lá, mas o formato também pretende indicar alguma simpatia. Isso será importante para interagir com essas coisas no futuro.”

Fonte: Boston Dynamics apresenta nova versão elétrica de seu robô humanoide Atlas – epocanegocios.globo.com.br
Nova versão do robô humanoide Atlas, da Boston Dynamics — Foto: Divulgação/Boston Dynamics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Copyright © 2020 Brasília Mais TI